ADM fecha acordo e paga US$ 40 milhões por irregularidades contábeis

Department of Justice encerra investigação sem ações adicionais

28.01.2026 | 07:08 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Jackie Anderson

A ADM anunciou acordo com a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) para encerrar investigação sobre divulgações anteriores de vendas entre segmentos nos Estados Unidos. O acerto prevê pagamento de US$ 40 milhões, sem admissão ou negação de irregularidades. O Department of Justice (DOJ) encerrou sua apuração sem novas medidas. As decisões encerram as investigações.

Segundo a SEC, após tomar conhecimento do tema, a ADM determinou apuração interna por escritório externo, sob direção e supervisão do comitê de auditoria do conselho. A companhia comunicou voluntariamente os resultados à equipe técnica do regulador.

Em março de 2024, a ADM corrigiu erros de períodos anteriores. Em novembro de 2024, a empresa republicou o Form 10-K de 2023 e os Forms 10-Q do primeiro e do segundo trimestres de 2024. As revisões trataram de falhas no reporte histórico por segmento.

As transações abordadas no acordo afetaram apenas informações em nível de segmento. Não houve impacto no balanço consolidado, nos lucros ou nos fluxos de caixa dos períodos apresentados nas peças republicadas.

A ADM informou mudanças relevantes na liderança financeira e nos controles internos.

O presidente do conselho, presidente e CEO, Juan Luciano, afirmou que a empresa incorporou aprendizados para fortalecer o negócio. Disse que as ações ampliaram controles internos e a precisão das informações financeiras. A companhia reiterou compromisso com transparência e integridade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp