Adama adere aos objetivos do Dia Mundial do Solo 2020

Empresa adere à campanha global "Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo", promovida pela FAO ONU, e ressalta o programa C.U.I.D.A

07.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Zuim

Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama (leia-se ADAMÁ) aderiu à campanha global "Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo", promovida pela FAO ONU para o Dia Mundial do Solo 2020 (#WorldSoilDay).

O Dia Mundial do Solo procura sensibilizar para a importância de manter os ecossistemas saudáveis, assim como o bem-estar humano, abordando os crescentes desafios na gestão do solo. No Brasil, a Adama abraça a causa por meio do programa C.U.I.D.A (Circuito de Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), que reitera seu propósito de levar simplicidade ao campo, ajudando o agricultor a produzir de forma segura e sustentável.

O programa é dividido em três grupos e atividades relacionadas, respectivamente:

Lavoura: para que seja rentável, lavoura requer o manejo adequado e as melhores práticas de tecnologia de aplicação. Apenas dessa forma é possível produzir mais, com qualidade e segurança.

Pessoas: ao adotar as melhores práticas socioambientais, a companhia contribui diretamente para o bem-estar do agricultor, de sua saúde e com o êxito e satisfação com seu negócio.

Terra: cuidar da terra é fundamental para a agricultura, afinal, é no solo onde tudo começa. Difundir boas técnicas para conservar o solo é um dos objetivos do Adama C.U.I.D.A.

Como parte de seu lançamento, o Adama C.U.I.D.A vem promovendo ações ligadas à tecnologia de aplicação, boas práticas agrícolas, disseminação de conteúdo voltado ao agronegócio e incentivo ao protagonismo feminino.

Em suas ações voltadas à lavoura , até agora a equipe de Desenvolvimento de Mercado da Adama, em parceria com a Agroefetiva, empresa especializada em tecnologia de aplicação de defensivos, já realizou 22 treinamentos - em 14 eventos presenciais nas regiões Sul e Centro-Oeste, em período que antecedeu a pandemia, e oito edições online - e capacitou mais de mil pessoas, entre colaboradores próprios, funcionários de cooperativas, distribuidores e produtores rurais. O Adama C.U.I.D.A prosseguirá com sua agenda de eventos sobre a importância do uso correto dos defensivos agrícolas, tanto para segurança, quanto forma de eficiência operacional.

Promovendo conhecimento sobre a terra, conscientização sobre as boas práticas agrícolas e o correto manejo das pragas, a Adama apoia e multiplica os treinamentos on-line do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal). A plataforma digital de ensino à distância - Treinamentos Sindiveg - reúne conteúdo sobre defensivos, sua importância para o agronegócio e destaca a aplicação responsável. O Adama C.U.I.D.A promove o acesso aos treinamentos, fortalecendo a capacitação dos agricultores.

Estabelecendo um vínculo direto com as pessoas e, especificamente, com o universo feminino no agronegócio, o Adama C.U.I.D.A fechou uma parceria com a Rede UMA - União das Mulheres do Agro. Como ação inicial, patrocinou a participação de 300 mulheres no Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas, realizado de forma virtual, em setembro. Para os próximos meses, estão previstas ações ligadas à transmissão de conteúdo técnico para as mulheres do agro integrantes da Rede UMA e o incentivo à multiplicação dos temas e boas experiências em suas regiões.

Como um passo na evolução de seu propósito de levar simplicidade à agricultura, oferecendo aos agricultores produtos e serviços que simplificam suas vidas e os ajudam a crescer, a Adamalançou, em maio de 2020, sua nova assinatura para a marca global: Listen > Learn > Deliver. Sua versão para o português está sendo promovida como Escutar > Entender > Entregar.

"O Adama CUIDA nos aproxima de nossos distribuidores e agricultores, ajudando-os a fortalecer a sustentabilidade econômica, social e ambiental das fazendas do Brasil", reforça Lydia Damian, Gerente de Comunicação de Marketing da Adama Brasil.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024