Adama investe R$ 1 milhão em novo ciclo de ações de sustentabilidade, promovendo o uso inteligente de defensivos agrícolas

Com aporte 25% maior que na safra 2019/2020, projeto Adama C.U.I.D.A oferece treinamentos itinerantes para agricultores de todo o País

27.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cláudia Santos

Com o objetivo de fomentar práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis, a Adama lançou a plataforma Adama C.U.I.D.A. – Circuito sobre Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas. Trata-se de um programa que visa trabalhar os três pilares de sustentabilidade no campo – econômico, social e ambiental –, através de iniciativas de cuidar da lavoura, das pessoas e do solo. Apenas em 2021, a companhia planeja destinar R$ 1 milhão para o projeto. A quantia é 25% superior ao investimento realizado na safra 2019/2020, quando teve início. 

“O Adama C.U.I.D.A. é uma plataforma que promove ações de difusão e boas práticas no campo, visando à sustentabilidade econômica, ambiental e social dos agricultores. Neste ano daremos continuidade às interações com o produtor rural, fortalecendo sua capacitação de forma exclusiva e personalizada. É importante lembrar que uma lavoura rentável requer o manejo fitossanitário adequado, maximizando os benefícios e mitigando os riscos das aplicações. Apenas assim é possível produzir mais com maior qualidade, segurança e sustentabilidade”, explica Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Adama.

O programa conta com uma versão itinerante, o Adama C.U.I.D.A no Campo, que consiste na visita técnica de um engenheiro agrônomo especializado em Tecnologia de Aplicação na propriedade rural dos agricultores. “Nessa frente, temos a meta de impactar 3 mil pessoas nesse ano e realizar 20 treinamentos de capacitação mensais. Vamos passar por todo território nacional, nos próximos quatro meses”, complementa Gimenes. 

As ações itinerantes tiveram início esse mês, com a participação dos principais clientes das regionais de vendas do Mato Grosso, e buscam atingir também os agricultores do entorno destas propriedades, proporcionando um efeito multiplicador. “Através das visitas técnicas, o programa levará conceitos e práticas relevantes sobre formulação de produtos, smart mix e adjuvantes, bem como, aspectos gerais em tecnologia de aplicação e inspeção de pulverizadores”, finaliza o gerente da empresa.

Parcerias

Os diferentes programas de capacitação são realizados pela Adama, em parceria com a AgroEfetiva, empresa especializada em tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, e com o Sindiveg, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal. Desde 2020, mais de 30 ações de capacitação no campo – em 22 eventos presenciais e em oito edições on-line – foram realizadas em todo o Brasil, e mais de 1,5 mil pessoas, entre colaboradores próprios, consultores e produtores rurais, foram treinadas pelo Adama C.U.I.D.A.

Com a crescente participação feminina no agronegócio, a companhia também fechou uma parceria com a Rede UMA – União das Mulheres do Agro. Para 2021, estão previstas ações ligadas à transmissão de conteúdo técnico para as agricultoras integrantes da associação e o incentivo ao compartilhamento dos temas e das boas experiências em diversas regiões brasileiras. Apenas no último ano, 300 mulheres foram impactadas pela ação, o que representa um número ainda maior considerando que multipliquem as informações obtidas entre suas equipes, nas propriedades. 

Além disso, para levar informações de qualidade e promover oportunidades de capacitação constantes aos profissionais do setor do agronegócio, o Adama C.U.I.D.A. também está presente promovendo cursos nos eventos exclusivos da empresa, como o CTA - Campo de Treinamento Adama; Academia do Conhecimento, Evento Consultor e workshops, entre outros

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024