Comissão sobre mudanças climáticas avalia impactos do novo Código Florestal
Começa nesta segunda-feira (9) e segue até o próximo dia 12 mais uma campanha para recebimento de embalagens vazias de defensivos na região de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. A ação integra o Projeto Campo Limpo do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), executado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura.
Os produtores do município de Dom Basílio interessados em realizar o descarte das embalagens vazias devem levar o material até a Praça da Feira. Entre os dias 10 e 12, o recolhimento acontecerá no Distrito de Irrigação de Livramento de Nossa Senhora. “Esta é uma excelente oportunidade para a retirada de lixo tóxico das propriedades e, dessa forma, atender às determinações legais”, enfatiza o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, informando que representantes das comunidades rurais mais distantes podem procurar as secretarias municipais de Agricultura para viabilizar a coleta em sua região.
“Nosso intuito é conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das embalagens usadas de agrotóxicas e de insumos agrícolas das propriedades rurais devido aos riscos de contaminação do solo, água, animais e do meio ambiente”, esclarece o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá.
A campanha, realizada periodicamente pela Adab, tem ainda a finalidade de dar uma destinação adequada ao material recolhido através da reciclagem. “Desta forma asseguramos uma condição de saúde e segurança alimentar para os produtores e para a população”, avalia o coordenador do Projeto Campo Limpo na Adab, Raimundo Ribeiro. A ação na região é promovida em parceria com a Associação de Revendedores de Defensivos do Sudoeste (Aras), prefeituras municipais de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio e revendas de defensivos locais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura