ACBB propõe cooperação técnica entre Brasil e Panamá

25.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), José Amauri Dimarzio, propôs no sábado (23) ao ministro do Desenvolvimento Agropecuário do Panamá, Emílio Kieswetter, durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, um acordo de cooperação técnica entre os dois países.

 

Durante o encontro, realizado no Salão Internacional do Parque Fernando Costa, foi entregue ao ministro uma carta de intenções. Nela, a ACBB se compromete a disponibilizar gratuitamente 6.600 doses de sêmen dos 22 touros participantes do PROBRAHMAN (Programa da Avaliação de Touros Brahman) para serem utilizadas em vacas que compõem o rebanho do Panamá, além de oferecer orientação e cooperação técnica para o uso deste sêmen e melhor proveito da genética Brahman, bem como dispor de toda a metodologia e orientação para a implantação e realização de provas de ganho em peso nos moldes das realizadas no Brasil nos criatórios Brahman.

 

Na carta, o Panamá é convidado a participar do PROBRAHMAN 2011 com dois touros do país. Dessa forma, a ACBB se compromete a receber, processar e gerar a avaliação genética internacional em 2014 com informações dos touros brasileiros e panamenhos.

 

Em contrapartida, a carta propõe que o Panamá disponibilize 3.300 matrizes 100% zebuínas para que sejam inseminadas com essa genética brasileira, ofereça uma equipe técnica panamenha para a orientação e coleta de informações durante a execução de todo o processo. Nestas informações deverão estar contidos dados de peso de nascimento, peso aos 120 dias, peso aos 210 dias, peso aos 365 dias e perímetro escrotal, peso aos 450 dias e perímetro escrotal aos 540 dias. No acordo, os criadores panamenhos participantes se comprometeriam a não comercializar os filhos dos touros brasileiros antes dos 21 meses de idade, além de informar o regime alimentício dos animais (pasto, semi-confinamento e confinamento).

 

O ministro informou que avaliará a proposta e afirmou que está bastante interessado em desenvolver inúmeras parcerias com empresas, órgãos públicos e associações de raça do Brasil, como a ACBB e ABCZ, especialmente no que se refere a introdução da tecnologia e genética brasileira na pecuária do Panamá.

 

Laura Pimenta

Assessoria de Imprensa da ACBB

(34) 3336-7326

imprensa@brahman.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025