Valor do pipeline da BASF aumenta para 2,4 bilhões de euros
Várias propostas para o desenvolvimento técnico, comercial e científico da raça Brahman no Brasil e no exterior foram apresentadas pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), durante a mais recente reunião da World Brahman Federation, realizada no mês de março durante a exposição Houston Livestock Show and Rodeo, promovida em Houston, nos Estados Unidos.
As propostas brasileiras foram apresentadas aos cerca de 20 representantes de seis países (Estados Unidos, Brasil, Equador, Austrália, Costa Rica e Panamá) pelo então presidente da federação e conselheiro da ACBB, o engenheiro agrônomo José Amauri Dimarzio. A primeira proposta diz respeito a união dos países que compõem a federação em prol da abertura total dos mercados para livre comércio da raça Brahman. A segunda proposta se refere à internacionalização do Probrahman (Programa Nacional de Avaliação de Desempenho de Touros da Raça Brahman), o primeiro teste de progênie da raça Brahman do mundo, com a adesão de mais países a exemplo do Panamá.
Outra proposta técnica apresentada pela associação é a unificação das avaliações genéticas da raça Brahman. “A Austrália já faz avaliações genéticas para alguns países. A ideia é incluirmos o Brasil e o Panamá neste processo. Teríamos duas vantagens, tais como chance de um touro brasileiro ser destaque, como também fortalecermos a nossa participação e importância no mercado internacional de genética e quem sabe animais”, informa o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.
Durante a reunião, também foi apresentada uma proposta que incentiva a criação de uma nova categoria de julgamento para animais importados, como por exemplo, embriões importados do Brasil, Panamá e Estados Unidos. Esta nova categoria, possibilitaria de acordo com a ACBB, não só a abertura de novos mercados para a raça, como também uma comparação propriamente dita da qualidade dos animais existentes nos países criadores de Brahman.
O criador Aldo Valente, também enviou sugestões para serem apresentadas durante a reunião. Dentre elas está um acordo de cooperação técnica entre todos os países que compõem a federação para a oficialização de uma Prova de Ganho em Peso com animais Brahman ainda mais completa do que a realizada em 2010, na fazenda Morro Alto II, em Uberlândia/MG. A prova contará com o apoio de muitas entidades importantes e deverá ser iniciada em junho deste ano. “A proposta foi feita para que haja uma oficialização, com uma agenda de troca de informações e encontros técnicos, os quais serão todos convidados. Para nós, será muito bom, pois mostraremos ao mundo o nosso trabalho, mostrando maturidade e qualidade do Brasil no Brahman”, explica Aldo Valente.
Os representantes de cada país na Federação analisarão as propostas e em breve darão parecer. Além das propostas, levadas pelos representantes brasileiros, José Amauri Dimarzio apresentou o balanço das atividades realizadas no XV Congresso Mundial da Raça Brahman, promovido em outubro de 2010, no Brasil. “O meu foco foi apresentar aos demais a nossa experiência na realização deste grande evento, de forma a contribuir com os demais países para a realização dos próximos congressos”, ressalta Dimarzio, informando que todos os presentes manifestaram uma grande satisfação pela realização do congresso pela ACBB.
Durante a reunião da Federação, Pedro Vallarino, presidente do XVI Congresso Mundial da Raça Brahman que será realizado no Panamá, teceu elogios ao evento realizado no Brasil e apresentou os planos para o Congresso em seu país em 2012.
Os membros da federação aproveitaram a oportunidade para condecorar José Amauri Dimarzio e sua esposa Sonia como os primeiros oficiais embaixadores do Congresso no Panamá.
Outra proposição apresentada por Dimarzio é que seja incluído no site das associações que compõem a Federação, as estatísticas de participação do Brahman na pecuária dos 17 países associados. Na ocasião, também foi empossado o novo presidente da World Brahman Federation, de acordo com as normas estabelecidas em 2008. O novo presidente da federação é o presidente da Associação de Criadores do Panamá, Oriel Correa M.
Ainda durante a exposição de Houston, representantes do Panamá prestaram uma homenagem significativa para a ACBB pela realização do Congresso, antes do início do leilão, no dia 02 de março, por volta das 18h30, com grande presença de público. Já no dia 03 de março, durante o julgamento das fêmeas foi feita uma homenagem ao jurado americano Jim William. Ele recebeu a medalha “Sergio Rutovisch”, das mãos do presidente da ACBB Wilson Roberto Rodrigues, do conselheiro José Amauri Dimarzio e do diretor de Marketing da ACBB, José Otávio Lemos, em reconhecimento pela sua contribuição para a introdução do Brahman no Brasil, sua contribuição pelo desenvolvimento do Brahman mundial e pelo julgamento dos animais durante o Congresso realizado no Brasil.
Laura Pimenta
Assessoria de Imprensa da ACBB
(34) 3336-7326
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura