Abrates realiza curso de fisiologia de sementes

08.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) promove em Piracicaba (SP), entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2011, o 1º Curso de Fisiologia de Sementes, no Campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). O curso será ministrado pelo professor Julio Marcos Filho, autor do livro Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas. Destinado aos profissionais da indústria de sementes de todo o Brasil, o curso terá 100 participantes nesta primeira edição. De acordo com o presidente da ABRATES, Francisco Krzyzanowski, a iniciativa superou as expectativas. “Isso indica a relevância deste conhecimento para o aprimoramento do processo de controle de qualidade que a indústria de sementes busca, visando agregar valor a seu produto”, destaca.

 

Inédito, o Curso de Fisiologia de Sementes pretende capacitar profissionais de toda a cadeia produtiva de sementes, proporcionando um melhor entendimento dos processos fisiológicos que estão intimamente ligados à formação e à vida da semente pós-colheita. O principal desafio para a indústria é entender as interrelações fisiológicas que ocorrem no processo de secagem, armazenamento e que interferem no desempenho fisiológico da semente quanto ao seu potencial de vigor e de germinação.

 

Júlio Marcos Filho é engenheiro agrônomo e professor do Programa de Tecnologia de Sementes da Universidade de São Paulo. Marcos Filho contribui com a Esalq desde 1974. Seu livro, Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas, aborda as principais características da formação e desenvolvimento das sementes, sua composição físico-química (reservas armazenadas), condicionamento fisiológico, vigor e desempenho, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento das plantas.

 

Serviço:

Livro: Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas

Autor: Julio Marcos Filho

Editora: Fealq - 495 páginas

Disponível para compra no site da fealq: http://www.fealq.org.br

 

Dulce Mazer

ABRATES- Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes

imprensa@abrates.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025