Abrates promove 1º Treinamento Responsabilidade Técnica na Produção de Sementes

Treinamento enfatiza os processos que asseguram a qualidade de sementes no campo; as vagas são limitadas e podem ser feitas pelo site da Abrates

04.09.2023 | 14:13 (UTC -3)
Marilayde Costa
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e o Comitê Técnico de Análise de Sementes (CTAS) promovem o 1º Treinamento Responsabilidade Técnica na Produção de Sementes, objetivando a divulgação de informações atualizadas sobre os processos que asseguram a qualidade de sementes aos profissionais que atuam no mercado sementeiro. O evento será presencial entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Nobile Hotel, em Uberlândia (MG).

"Esta é a primeira ação concreta do Comitê desde a sua recente reativação. Nossa ideia é treinar primeiro os profissionais do campo. Vamos enfatizar a importância da qualidade de sementes, pois muitas vezes esta questão fica voltada só para os laboratórios, sendo que a qualidade de sementes é feita 'no campo'. Queremos conscientizar os responsáveis técnicos de campo sobre a importância da qualidade de sementes", explica Dra. Valquíria de Fátima Ferreira Mavaieie, coordenadora do Comitê Técnico de Análise de Sementes (CTAS) e proprietária e Responsável Técnica do Laboratório Vigor Agroanálises, sediado em Campo Belo (MG)

Segundo a vice-coordenadora do CTAS, Dra. Débora Kelli Rocha, Responsável Técnica do LAS Agromen, "o intuito deste treinamento é capacitar os técnicos responsáveis pelo processo da produção de sementes para que possamos entregar um produto de alta qualidade para os agricultores".

De acordo com as organizadoras, os palestrantes irão abordar a importância da qualidade de sementes, desde os cuidados necessários na regulagem de máquinas e equipamentos na colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento para que a semente não sofra danos, bem como as novas exigências da legislação brasileira de sementes. "Mas também tivemos a preocupação de agregar na programação conteúdo sobre a gestão de pessoas porque os Responsáveis Técnicos lideram pessoas que precisam ter estas mesmas noções e cuidados com as sementes", complementa Débora.

Programação

A especialista em sementes, Dra. Maria de Fátima Zorato, abrirá o evento, no dia 20 de setembro, com a palestra “Qualidade de Sementes e Tomada de Decisões”. Na sequência, o auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura (MAPA), José Maurício Pereira, vai abordar as responsabilidades legais do RT junto ao MAPA e inscrições de campos de produção de sementes.

No segundo dia, Dr. Jonas F. Pinto, da Fundação Pró-Sementes (FPS), irá compartilhar conhecimentos sobre como devem ser feitas as vistorias de campos de produção de sementes e a emissão dos laudos de vistoria. Ele também vai falar sobre o beneficiamento e os cuidados no armazenamento de sementes para garantir a qualidade das sementes. Em seguida, a Dra. Cinthia V. Golfe Andriazzi, da empresa Satus Ager, maior companhia de serviços de produção de sementes do hemisfério Sul, irá abordar o papel do RT na gestão de pessoas e processos. O presidente da Abrates e pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Fernando A. Henning, irá concluir o segundo dia de treinamento, falando sobre tratamento de sementes.

A convidada para fechar o evento, no dia 22, é a diretora-executiva da Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Minas Gerais (APSEMG), Maria Selma Carvalho. Ela vai trazer informações sobre a certificação de sementes, os desafios no processo produtivo e o laboratório como aliado.

Inscrições

O treinamento disponibiliza certificado aos participantes e tem 20 horas de carga horária. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas aqui. Os associados da Abrates têm desconto de 20% na inscrição. O curso é voltado para responsáveis técnicos, produtores rurais e estudantes de Agronomia.

O Comitê Técnico de Análise de Sementes já começou a a realizar reuniões on-line mensais com temas importantes do setor. Na primeira reunião do Comitê, participaram 55 profissionais de diversos laboratórios do Brasil. De acordo com a coordenadora do Comitê, os associados da Abrates podem se integrar ao Comitê para participar gratuitamente das reuniões e se manter atualizados na área.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro