Segurança jurídica do Brasil facilita investimento saudita
A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), a convite da Associação Brasileiro dos Produtores de Milho (Abramilho), apresentará aos produtores de Ijuí e região argumentos em defesa da utilização de sementes legais para o benefício do agronegócio na Expoijuí, que começa em nesta sexta-feira (8).
"O produtor precisa compreender que o benefício da adoção de sementes certificadas é na base da pirâmide produtiva, ou seja, para ele mesmo", avalia o presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto, que ministrará palestra durante o evento. "Além da importância para a saúde sanitária do próprio país, a utilização de sementes legais estimula a transferência de renda e é um passo essencial na busca por ganho de produtividade".
Barison lembra que a Abrasem visitou recentemente os Estados Unidos e constatou que produtores americanos têm metas para dobrar a produtividade em culturas como milho e soja. "Isso passa, necessariamente, pelo uso de sementes legais", observa. Segundo ele, o caso do milho é mais fácil, o ganho de produtividade é visível para o agricultor, mas esse benefício ainda é um pouco mascarado em outras culturas. "Sem falar que utilizar semente pirata é uma grande irresponsabilidade do produtor e pode desencadear até mesmo doenças nas lavouras", completa.
De acordo com a Abrasem, ao mesmo tempo em que a agricultura evolui, as pragas das lavouras também se desenvolvem. "Por isso a tecnologia nas sementes precisa estar em constante evolução, e a pirataria inibe esse ciclo de desenvolvimento", salienta o presidente da entidade. "Na agricultura, a evolução tecnológica começa pela semente. A multiplicação ilegal é um retrocesso para o agronegócio nacional", assevera.
A Expoijuí Fenadi 2010 é a principal feira de agronegócio da região e uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Este ano, deve receber mais de 180 mil visitantes e estimular um volume de negócios em torno de R$ 35 milhões. A feira acontece no Parque de Exposições de Ijuí de 8 a 19 de outubro.
Monica Giacomini
Barcelona Soluções Corporativas e Relações Institucionais
(11) 3034-3639
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura