Abramilho pede a ministro que estimule produtor a plantar milho

23.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

O presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein, enviou nesta quinta-feira (23/07) carta ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, observando a necessidade de medidas imediatas para estimular a retomada dos preços do milho e, consequentemente, o estímulo à sua produção no País.

"O momento é determinante para a próxima safra de verão, pois a opção pelo plantio de milho ou outra cultura deve ser feita até agosto", ressalta Klein. A carta informa que os produtores de sementes de milho têm reportado que a procura pelo grão ainda está em ritmo lento.

Segundo o presidente-executivo da Abramilho, são necessárias políticas públicas para que a área de plantio não diminua drasticamente. As previsões iniciais de especialistas apontavam para uma redução de 4% na área. "No entanto, atualmente, pela relação de preço entre milho e soja e a queda acentuada na renda do produtor do primeiro, as previsões já são de que possa ocorrer redução entre 7% e 8%", destaca trecho da carta enviada ao ministro.

A Abramilho projeta que, com a baixa procura pela semente de milho e o baixo preço pago ao produtor, pode haver problemas de abastecimento no próximo ano. Klein defende que o comércio de proteína animal será retomado, tanto interna quanto externamente. "Mas, para isso, é preciso que haja insumo e, nesse caso, esse insumo é o milho", explica.

"O momento deveria ser propício ao crescimento do milho, sobretudo devido à chegada da biotecnologia às lavouras, que permite menor quebra de safra em decorrência de agentes externos. Mas, se não houver estímulo ao produtor, pode faltar milho ano que vem", adverte Klein.

Íntegra da carta:

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas - (11) 3034 3639

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024