Abiarroz busca aproximação com o mercado chinês

País asiático oferece oportunidades de negócio para a indústria orizícola brasileira

04.12.2024 | 15:26 (UTC -3)
Joyce Heurich

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) recebeu, nesta terça-feira (3), representantes da Associação Nacional do Setor de Grãos da China para uma agenda de aproximação entre os países. O encontro, realizado em São Paulo, foi promovido pelo Brazilian Rice — projeto de exportação da Abiarroz em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

A programação segue nesta quarta-feira (4), quando a delegação chinesa visita uma indústria de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), para conhecer o processo de beneficiamento de arroz no país. “A Abiarroz já foi recebida duas vezes na China. Agora, são eles que vêm ao Brasil para conhecer nossas indústrias. Queremos deixar a porta aberta para atender determinados nichos de mercado e garantir a segurança alimentar do país”, resume o presidente da Associação, Elton Doeler, que acompanhou a agenda de boas-vindas. 

A iniciativa tem por objetivo estreitar relações entre os países, identificar sinergias e construir oportunidades de negócio. “Buscamos abrir o mercado, que hoje ainda é fechado para o arroz brasileiro. Dependemos da celebração de um acordo fitossanitário entre os governos brasileiro e chinês”, explica a gerente de Exportação da Abiarroz, Beatriz Sartori, que também acompanha a programação. 

A China é a maior produtora de arroz do mundo e também a maior consumidora. A variedade majoritariamente consumida é de grão curto, produzido pelo próprio país asiático, mas há regiões que consomem o arroz produzido pelo Brasil, variedade importada pela China. 

“Somos o maior produtor de arroz fora da Ásia. No âmbito do projeto Brazilian Rice, nós temos a previsão de realização de rodadas de negócios em vários países que são mercados prioritários. Havendo a oportunidade, pode ser que tenhamos ações com vinda de delegações estrangeiras ao Brasil, para realização de visitas técnicas”, conclui.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro