ABHB divulga primeiros campeões da Expointer

01.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os primeiros campeões Hereford e Braford da Expointer foram conhecidos segunda-feira (31/08). No primeiro dia de julgamentos promovidos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a grande premiada foi a Cabanha Azul, de Quaraí.

A grande campeã Hereford Fêmea a Galpão, de tatuagem 8996, foi a primeira receber a roseta. Suzana Macedo Salvador, filha do dono da cabanha, João Vieira de Macedo Neto, disse que o julgamento é a olimpíada dos criadores e o prêmio a consagração do trabalho de um ano. A reservada grande campeã Hereford Fêmea a Galpão foi a representante da cabanha São Fernando Pigeon, também de Quaraí e de tatuagem 8720, do criador João Souza Cavalcanti.

Na categoria Polled Hereford a Galpão, outro exemplar da Cabanha Azul foi a grande campeã. O animal de tatuagem 9010 foi considerado pelo jurado uruguaio, Alejandro Costa, o mais sólido, mais feminino e completo. Suzana destaca as maiores características do exemplar. “Ela é muito feminina, bastante musculosa, com um enorme volume de carne sem perder a feminilidade e além de tudo tem ótimas características de reprodução”. A reservada da mesma categoria foi a representante da Estância Nova Aurora, de Uruguaiana, do condomínio Nova Aurora Anjo da Guarda e tatuagem 1851. A grande campeã Hereford também se consagrou como Suprema Campeã. “Cada vez que ganhamos um prêmio é como s e fosse o primeiro”, comemorou Suzana com os resultados do dia. O segredo, segundo ela, é trabalhar fortemente em cima do monitoramento genético e reconhecer desde o nascimento os animais que se destacam.

CONVÊNIO – No final da manhã desta segunda-feira, a ABHB assinou um convênio com a Apex-Brasil para incentivar a exportação de genética das raças Braford e Hereford. O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, reafirmou que a entidade está ciente de que a parceria renderá excelentes frutos. “Espero que no ano que vem estejamos aqui comemorando não apenas os resultados, mas sim os bons resultados”, afirmou Teixeira. O presidente da ABHB, Fernando Lopa, ressaltou que o projeto é muito importante, pois tornará as genéticas das raças padrão HB competitivas mundialmente.

Para o representante da Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Heinze, a genética da bovinocultura brasileira é extremamente importante. “Se nós temos essa qualidade genética das raças, o mundo tem que saber”, completou durante a solenidade. O deputado Afonso Hamm, que também esteve presente no evento, disse que “o convênio deverá alavancar o desenvolvimento dessas duas raças que são vencedoras e quem nos diz isso é o próprio mercado”.

Mais informações: ABHB -

/

/ (0xx53) 3241 9164

Lorena Riambau Garcia

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025