Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontece na quinta

23.02.2010 | 20:59 (UTC -3)

No período de 25 a 27 de fevereiro inúmeras atividades marcam a programação da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã/RS.

O evento que acontece pela primeira vez no município, apresenta uma agenda repleta de ações que vão desde quinta até sábado. Considerada a maior vitrine do agronegócio do arroz, pretende reunir o setor arrozeiro, apresentar as mais modernas tecnologias e fomentar a troca de experiências sobre a lavoura gaúcha. A 20ª Abertura é uma realização da Federarroz e da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, sendo a Embrapa Clima Temperado um de seus apoiadores.

A atividade conta 13 expositores representados em 12 Vitrines Tecnológicas, sendo que a Embrapa Clima Temperado estará apresentando nas Vitrines 6 e 7, cultivares de arroz irrigado por meio de Unidades Demonstrativas. Além das vitrines a campo, a Embrapa terá também um estande onde poderão ser encontradas publicações e informações sobre as pesquisas realizadas com a cultura. O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailto Pillon receberá no sábado (27.2), às 20hs, no Clube Camaquense, o troféu de “Parceiro do Arroz”.

Duas novas cultivares adequadas para a orizicultura gaúcha, desenvolvidas em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Transferência de Tecnologia poderão ter seu desempenho conferido nas vitrines. A cultivar BRS Pampa, é uma delas, trata-se de uma cultivar precoce, sendo aprovada nos testes industriais com o melhor desempenho em indústria e consumo, além apresentar elevado teto produtivo nas diferentes regiões do Estado. A primeira cultivar de arroz hibrido, fruto do programa desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), da França também poderá ser observada, sendo esta o primeiro híbrido de arroz irrigado desenvolvido pela Embrapa. O Programa Arroz Híbrido Embrapa-Cirad, sustenta-se na criação permanente de novos híbridos, com programa de melhoramento próprio. Ao invés partir do cruzamento entre variedades convencionais, como é comum, os pesquisadores desenvolvem as linhagens "mãe" e "pai" do híbrido, de maneira a maximizar a produtividade e manter a qualidade dos grãos.

O desempenho da BRS Querência, lançada em 2005, também poderá ser visto pelos participantes. A BRS Querência é uma cultivar precoce, que apresenta maior desempenho devido a sua alta produtividade e hoje representa cerca de 10% da área de cultivo do Estado.

O evento reúne ainda exposição de máquinas e equipamentos, insumos e produtos de arroz, oferece cursos e palestras e acontece no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. Dentre as atividades técnicas destaca-se a palestra técnica que acontece na quinta (25.2), às 14h45, intitulada “Arroz com feijão continuará sendo o prato nacional?”, proferida pelo Assessor da Chefia de Comunicação e Negócios da Embrapa Arroz e Feijão (Goiás/GO), Carlos Magri Ferreira.

Christiane Rodrigues Congro

Embrapa Clima Temperado

(53) 3275-8113 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025