Produtor rural de MS tem 258 opções de cursos nesse mês
A Prefeitura de Montenegro, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Comissão Municipal de Citricultura, promove nesta quarta-feira (06), a Abertura da Safra de Citros 2012, às 14h, na propriedade de Raine Erni Kranz, na comunidade de Alfama. O evento tem apoio da Câmara Setorial de Citricultura do Vale do Caí, da qual a Emater/RS-Ascar faz parte.
Tradicionalmente o evento marca a abertura da colheita na maior região produtora de citros do RS (42,58% do Estado), o Vale do Caí, e também serve para lembrar da importância econômica e social da cultura para a região. Segundo Derli Paulo Bonine, gerente da Emater/RS-Ascar de Lajeado e coordenador da Câmara de Citricultura do Vale do Caí, a citricultura envolve 3.500 famílias na produção, principalmente, de bergamotas, laranjas e limão.
“Na região, se encontram todos os elos da cadeia produtiva - produção de mudas, de insumos, principalmente, de adubo orgânico, a produção propriamente dita de citros, o processamento tanto da fruta in natura como para a indústria. Nós também atuamos fortemente no processamento da fruta cítrica importada de outras regiões e até Estados que passam pelas casas de classificação e embalagens (Packing House)”, informa Bonine.
A qualidade da fruta no Vale do Caí está muito boa em termos de coloração e de sabor, mas estão um pouco menores com relação ao ano anterior, isso devido às condições climáticas. Devem ser produzidas no Vale do Caí 67.640 tonelada de laranja (25% do Estado); 107.104 toneladas de bergamotas (73% do Estado); e 8.197 toneladas de limão (91% do Estado). Em todo o RS, serão produzidas 147.019 toneladas de bergamota; 273.630 toneladas de laranjas; e 9.009 toneladas de limão, em uma área total de 29.362 hectares.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura