Abertura da Agrifam 2009 atrai autoridades

31.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

A abertura da Agrifam 2009 atraiu autoridades e imprensa de Bauru, região e todo o país. O evento, aberto ao público às 8h30 de sexta-feira (31/07), teve início oficial às 11h.

A solenidade contou com discursos do Secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini, do presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, além do diretor executivo do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), Gustavo Úngaro, do presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios, José Cassiano Gomes Reis Junior, e o prefeito de Agudos (município-sede da Agrifam), Everton Octaviani. Também estiveram presentes prefeitos e autoridades regionais, como Rodrigo Agostinho e José Carlos Zito Garcia, respectivamente prefeito e secretário de agricultura de Bauru.

Em seu discurso, Alckmin enfatizou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. Ele aproveitou a ocasião para assinar convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Agudos, que viabilizou curso técnico de comércio e eletrotécnica no município, através das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, mantidas pelo Centro Paula Souza.

O Presidente da Fetaesp e idealizador da Agrifam, Braz Albertini, lembra as dificuldades na realização da Feira, enfatizando sua importância para o agronegócio familiar. “Temos uma das maiores Feiras do setor no país e damos oportunidades gratuitas de conhecimento. É assim que esperamos ter sempre sucesso na Agrifam”.

A Feira: Com entrada e estacionamento gratuitos a Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do Estado de São Paulo. O evento é realizado e organizado pela Fetaesp e Sindicatos Filiados.

Durante a Feira, palestras, seminários e debates abordarão temas como agroecologia, financiamentos, programas de incentivo, plantas medicinais, crédito fundiário, produção leiteira, vitivinicultura, previdência social rural, ovinocultura, emprego, processamento de alimentos entre outras. Um Sítio Modelo foi estruturado com novas técnicas de produção e cultivo, pensando no baixo custo e na sustentabilidade, onde apoios de entidades, como Unesp-Botucatu, juntam-se aos exemplos mais desenvolvidos no setor. Uma área especial destinada ao Turismo Rural, segmento em ampla expansão, vai demonstrar atividades do dia-a-dia do campo que podem render frutos para a economia da propriedade. O presidente da Fetaesp, Braz Albertini aponta que “o importante é mostrar aos agricultores como é possível gerar lucros com atividades que são características do meio rural, reafirmando a importância para a cultura brasileira”. Ele destaca ainda que “o Turismo Rural é hoje um destaque do setor, podendo ser explorado de maneira natural e sustentável".

Destaque em todas as edições da Feira, o Concurso do Inventor Rural irá premiar criações na categoria Trabalhador Rural e Incentivo à Pesquisa, e será julgado no dia 02, por volta das 15h, por uma equipe especializada. Os inventos vencedores na primeira categoria receberão prêmios em dinheiro, troféus e menções honrosas. Enquanto na segunda categoria (para instituições de ensino e pesquisa, escolas técnicas, cooperativas e organizações não governamentais), os premiados receberão menções honrosas.

Na área de expositores, espaços internos e externos trarão oportunidades de negócios em produtos com alta tecnologia, equipamentos e implementos. Reafirmaram presença empresas de tratores, cultivadores, motores, equipamentos do setor leiteiro, defensivos, sistemas de irrigação, pulverizadores e utilitários. Já as parcerias inéditas confirmam a credibilidade da Feira, expandindo seu serviço ao público com expositores de mudas, sementes e grãos, material para jardinagem, cutelaria e maquinários destinados à produção de culturas distintas.

O Instituto de Terras do Estado, Itesp, apresentará a Feira das Associações que expõe artesanato, alimentos, bebidas, e etc. Com tantas oportunidades, o público terá a sua disposição atendimentos de bancos e financiamentos através de programas destinados à agricultura familiar, como o Pró-Trator.

A Saúde e Cidadania têm espaço garantido na Agrifam. Segundo a organização da Feira, o objetivo é levar, com praticidade, serviços e atividades fundamentais que, pela falta de tempo do cotidiano, acabam sendo esquecidas. Serão feitos exames de hipertensão arterial e diabetes, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos, além de instruções sobre prevenção de doenças como dengue e leishmaniose. Um "escovódromo" estará instalado para ensinamentos de higiene bucal. Entidades e programas, como a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho apresenta informações sobre diversos programas voltados para o desenvolvimento e atendimento do agricultor, como o Prevcidade, com esclarecimentos sobre previdência social. Já o Sesi, trará as novidades do programa Alimente-se Bem.

"Todos os produtores, independente do tamanho de sua agricultura, têm de ter a oportunidade de compartilhar das novidades do setor", afirma o presidente da Fetaesp. Ele acrescenta também o diferencial da Agrifam: "Existem feiras que proporcionam oportunidades, mas muitas vezes com custos elevados, o que inibe que os pequenos e médios produtores tenham acesso a elas. É por isso que a Fetaesp realiza a Agrifam. Uma Feira de fácil acesso, com entrada e estacionamento gratuitos, ou seja, com custos mínimos ao visitante", observa Albertini.

Para mais informações acesse:

.

Luana Sanches/Giuliano Martins

Depto. de Comunicação Fetaesp

(14) 3261-1783

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025