Abertas inscrições para Capacitação do Plano ABC em Pedro Afonso

21.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges

Para desenvolver a agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins, através do Plano ABC - Agricultura de Baixo Carbono do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Comitê Estadual organiza de 25 a 28 de setembro, capacitação continuada para produtores e técnicos. A capacitação será realizada no município de Pedro Afonso, na Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com carga horária de 28 horas, distribuídas entre palestras, estudo de caso, testes e Dia de Campo. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, pelo telefone (63) 3218-2953 ou pelo e-mail:

.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia, trata-se de uma proposta de capacitação continuada para técnicos de nível médio e superior nas linhas temáticas do Plano ABC. “As capacitações serão promovidas e coordenadas pela Embrapa/Pesca e Aquicultura e contam com o apoio logístico e de mobilização com os técnicos que participam das reuniões”, completou.

Segundo Garcia, o módulo tem como objetivos a transferência de tecnologia para: produção em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, validados para a realidade tocantinense; recuperação de pastagens; implantação do sistema de plantio direto. Com isso, pretende-se contribuir para o atendimento dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15; desenvolver novos instrumentos para capacitação de multiplicadores e produtores e ainda, de avaliar, através dos indicadores socioeconômicos, o impacto da adoção das tecnologias propostas.

O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono busca promover a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020.

Além de estimular os investimentos necessários para a incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono no processo produtivo, o programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade. Outras metas do programa são: estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025