A pedido da Syngenta, Anvisa aprova avaliação da fenpropidina

Princípio ativo será usado em conjunto com propiconale na composição do fungicida Tilt Plus

18.04.2023 | 10:40 (UTC -3)
Cultivar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a avaliação toxicológica do produto fenpropidina (fenpropidin - Frac 5). O pedido foi realizado pela Syngenta sob a marca comercial Tilt Plus (fenpropidin e propiconazol). Trata-se de produto formulado novo.

A comercialização depende do deferimento do registro pelo Ministério da Agricultura. O pedido de registro do fungicida está direcionado ao uso nas culturas de aveia, centeio, cevada, trigo e triticale.

O propiconale está registrado no Brasil há tempos. É um fungicida triazol inibidor de desmetilação. A novidade fica por conta da fenpropidina e da mistura.

Sobre a fenpropidina (fenpropidin)

Fenpropidina, 1-[3-[4-(1,1-dimetiletil)fenil]-2-metilpropil]-piperidina, é um fungicida pertencente ao grupo da piperidinas (piperidines), que inibe a biossíntese de ergosterol por meio da inibição da redução de esteroides (esterol-Δ14-redutase) e isomerização (Δ8 a Δ7-isomerase).

É especialmente eficaz contra oídio (Erysiphe graminis), ferrugem (Puccinia spp.) e manchas nas folhas, como as causadas por Rhynchosporium secalis.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro