Diversificação do ambiente reduz infestação de plantas daninhas
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz" (PUSP-LQ) e Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq) realizam, de 8 a 13 de outubro, a 55ª Semana "Luiz de Queiroz". Uma extensa programação se estenderá pelo mês de outubro e marcará esta edição que contemplará a instalação do gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Fórum Luiz de Queiroz, o Fórum da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), sessão solene comemorativa aos 50 anos da Casa do Estudante Universitário (C.E.U.), simpósios, atividades culturais, palestra e prática no campo, além da tradicional reunião de congraçamento das turmas.
De 3 a 5 de outubro, acontecerá o XI Simpósio Saiba mais sobre alimentos, com o objetivo de promover o acesso às inovações tecnológicas, científicas e mercadológicas na área de alimentos. O evento ocorrerá no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), no Anfiteatro Professor Urgel de Almeida Lima (Jumbão), sempre das 08h00 às 18h00. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)
. A realização é do Centro Acadêmico de Ciências dos Alimentos (CACAL) da ESALQ e da Associação dos Profissionais em Ciências dos Alimentos (APCAL).
Em 6 de outubro, às 07h30, no Departamento de Produção Vegetal / Anfiteatro Heitor Montenegro, acontecerá a Palestra e Prática: Introdução à piscicultura em viveiros escavados e tanques com o objetivo de orientar sobre a criação e a produção de peixes em tanques e viveiros escavados, promovendo a capacitação da cadeia produtiva aquícola. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas na Casa do Produtor Rural (CPR), no prédio da Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, pelo telefone (19) 3429.4178, ou pelo e-mail
. A realização é da CPR, com apoio da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP/CEASA de Piracicaba e Apta Regional.
Nos dias 08 e 09 de outubro, o Departamento de Genética (LGN) realizará o 29º. Encontro Sobre Temas de Genética e Melhoramento, com o tema ‘Genômica Populacional e Genética da Conservação’, no Anfiteatro Professor Ernesto Paterniani. Estão programadas 4 sessões que têm como proposta debater os avanços na tecnologia de sequenciamento e de marcadores moleculares na Genômica Populacional para fins de caracterização da variabilidade genética e de conservação. As inscrições serão feitas somente no dia 8 de outubro, a partir das 08h00. Informações pelo telefone 3429.4125 ramal 11.
.
Entre 08 e 11 de outubro, será realizado o Circuito TUSP de Teatro, programa de ação continuada para difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo. Em Piracicaba, acontecerá a apresentação, com entrada gratuita, de quatro peças teatrais, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sempre às 20h00 - Cachorro Morto (08/10), com a CIA Hiato - livremente inspirada em The Curious Incident of the Dog, de Daniel Tammet, e a Música dos Números Primos, de Marcus du Sautoy, o espetáculo questiona nossa forma de pensar e a incansável compulsão por “entender”; Santiago Morto (09/10), com o Coletivo Estação Teatro – inspirado em crônica de Uma Morte Anunciada, de Gabriel Garcia Márquez; Marie (10/10), com a CIA Marie de Teatro – inspirado no poema ‘A Infanticida Marie Farrar’, escrito por Bertold Brecht; O Direito de Cantar (11/10), com a Maria Gorda Produções – sucessos da época de ouro do rádio. A realização do Circuito TUSP é da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ.
De 08 à 12 de outubro, acontecerá no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, a Oficina de Ilustração Botânica. A atividade visa ensinar aos ilustradores, que já tenham participado da oficina de lápis e nanquim, a técnica da ilustração colorida. As aulas serão ministradas pela artista italiana Margherita Leoni. A realização é do Grupo de Estudos Walter Accorsi (GeWA), do Departamento de Ciências Biológicas (LCB). Inscrições poderão ser feitas até 03/10 pelo site www.fealq.org.br.
.
De 09 a 11 de outubro, será realizado o VI Momento de Biologia (MoBio), nos anfiteatros dos Departamentos de Ciências Biológicas (LCB) e de Ciências Florestais (LCF). O MoBio foi idealizado em 2003, por uma comissão de alunos do curso de Ciências Biológicas da ESALQ, com o objetivo de aumentar a interação entre professores e alunos de diversas unidades de ensino, promovendo discussões de temas pouco abordados no currículo da graduação. A realização é do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da ESALQ.
No dia 10 de outubro, acontecerá a transferência do Gabinete da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônica Carneiro Meira Bergamaschi. A programação do dia terá início às 08h00 e se estenderá até às 16h00. Com a chegada da secretária, no início da manhã, haverá o hasteamento das bandeiras, no gramado central da ESALQ. Às 08h30, será feita a instalação do gabinete na Sala do Centenário (Edifício Central). Às 09h00, uma audiência com o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho. Às 10h00, a secretária participa do Fórum da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio. Retornando às atividades, às 13h30, a secretária fará uma visitação aos estandes dos expositores com abertura oficial do “Fórum Luiz de Queiroz - Integrar para mudar”, no Anfiteatro Professor Urgel de Almeida Lima (Jumbão). Em seguida, às 14h00, a secretária participa do primeiro painel do Fórum Luiz de Queiroz, “Acesso ao conhecimento e ao setor produtivo rural”.
Também no dia 10 de outubro, acontecerá o XXV Fórum ABAG/ESALQ/AEASP/CREA-SP, às 10h00, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ. A abertura será feita pela secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônica Carneiro Meira Bergamaschi, pelo diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), Angelo Petto, e pelo vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP), Pedro Katayama. Em seguida, às 10h30, serão proferidas as palestras ‘Valorização profissional’, com Angelo Petto (AEASP); ‘Ocupação e uso do solo: gestão territorial’, com Claudio Spadotto (Embrapa); ‘Matriz de conhecimento profissional’, com José Otávio Machado Menten (CREA/SP). Para finalizar, às 11h30, acontecerão os debates sobre os temas abordados.
Dias 10 e 11 de outubro, reverenciando a memória de Luiz Vicente de Souza Queiroz, e comemorando os 120 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), os 111 anos da ESALQ, os 55 anos da Semana Luiz de Queiroz e o Ano das Cooperativas-ONU/2012, será realizado o Fórum Luiz de Queiroz – Integrar para mudar, no Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima. O projeto tem o objetivo de congregar agricultores, estudantes e profissionais, fomentando maior integração do setor público e da participação de instituições do setor produtivo, com programação que aborda aspectos técnicos, científicos e da atualidade da agricultura, pecuária e indústrias correlatas. O evento constitui um compromisso das instituições participantes do Encontro Regional CATI – Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – integrando com as Universidades, realizado na ESALQ, em 27 de outubro de 2011. A realização é da ESALQ e da SAA.
Dia 12 de outubro será comemorado o cinquentenário da Casa do Estudante Universitário “Prof. José Benedicto de Camargo”, fundada em 14 de setembro de 1962. Como moradia estudantil pública e gratuita, a CEU viabiliza a formação acadêmica de estudantes de baixa renda. Anualmente, é realizada uma seleção para moradia na casa que disponibiliza 124 quartos individuais. O local é administrado por uma diretoria eleita anualmente por moradores com auxílio de um conselho consultivo composto por docentes do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e assistentes sociais. O evento será realizado na Casa do Estudante, das 17h30 ás 19h00.
Dia 13 de outubro acontece a tradicional Reunião de Confraternização dos Ex-Alunos, com especial atenção às turmas formadas em 1937 (Jubileu de Diamante), 1942, 1947, 1952, 1957, 1967, 1972, 1977, 1982, 1987 (Jubileu de Prata), 1992, 1997, 2002 e 2007. A programação do dia terá início às 08h00, com café da manhã no Parque, seguida de hasteamento da bandeiras (09h00). Às 09h30 terá início a Sessão Solene em homenagem aos ex-alunos das turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciência Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, no Salão Nobre / Edifício Central da ESALQ, seguida de churrasco de confraternização (13h00) no Parque do Engenho Central. A realização é da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) e ESALQ.
Nos dias 16 e 17 de outubro, das 07h30 às 18h00, será realizado o VI Simpósio de Técnicas de plantio e manejo de eucalipto para usos múltiplos, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. Sob coordenação dos professores José Leonardo de Moraes Gonçalves e Luciana Duque Silva, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), o simpósio tem como objetivos possibilitar a aquisição e troca de informações sobre o plantio de eucalipto através de palestras e discussões; difundir os múltiplos usos da cultura do eucalipto; possibilitar o conhecimento de técnicas modernas para a produção de florestas de eucalipto; otimizar os níveis de planejamento e rentabilidade do ramo florestal/agrícola. As inscrições podem ser feitas até 15/10/2012, na Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ).
Entre os dias 18 e 20 de outubro, das 07h30 às 18h00, acontecerá o II Workshop sobre restauração florestal, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. O objetivo é difundir os conhecimentos abordados pelas universidades e instituições de pesquisa, visando contribuir para a mitigação dos impactos ambientais provocados por atividades antrópicas, pois sempre que possível, é necessário fortalecer a prática da Restauração Florestal para que próximos projetos sejam bem sucedidos e para tentar reparar os danos causados ao meio ambiente. As inscrições para uma das 250 vagas podem ser feitas pelo site www.fealq.org.br . A realização é o Grupo Adequação Ambiental (Gade) da ESALQ.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura