BASF: 50 milhões de euros de investimento em Proteção de Cultivos até 2010
Um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor, o Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de Café chega à 17ª edição com um formato inovador.
O evento contará com uma programação que vai além de palestras em plenária e inclui, paralelamente, encontros de negócios com fornecedores; sessões de degustações avançadas e educativas em laboratórios de café; grupos de discussões sobre temas pontuais e o 1º Fórum ABIC do Círculo do Café de Qualidade. "Queremos fazer do encontro uma grande oportunidade de gerar idéias, solucionar dúvidas e analisar novos formatos de negócios", diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, entidade promotora do evento.
O Encafé este ano acontecerá de 18 a 22 de novembro no Vila Galé Marés, resort que fica na Praia de Guarajuba, litoral norte da Bahia, a 40 minutos do aeroporto de Salvador. O evento também contará com um Projeto Comprador, que será realizado em conjunto com a Apex-Brasil. Será convidado um grupo selecionado de profissionais estrangeiros, especialistas na compra de cafés de alta qualidade e de cafés em grão cru certificados e orgânicos, com alto valor agregado. As empresas interessadas em apresentar seus produtos nestas rodadas de negócios deverão agendar previamente a participação.
Com o tema "O Crescimento do Mercado de Cafés de Alta Qualidade – Um olhar atento para o segmento de cafés gourmet e os novos negócios", o 1º Fórum ABIC do Círculo do Café de Qualidade (CCQ) terá como objetivo analisar questões básicas para as cafeterias, lojas de café e outros ponto de consumo da bebida. Como acelerar o consumo de café fora do lar? Como diferenciar ainda mais o seu estabelecimento? Capacitação, paixão e compromisso: como manter o time motivado? Também serão apresentadas as ações, iniciativas e novos projetos do CCQ para 2010. Para permitir que um maior número de empresários participe deste fórum, ele será realizado na sexta-feira à tarde e no sábado (dias 20 e 21/11).
Tanto nas plenárias do Encafé quanto no 1º Fórum ABIC – CCQ, a proposta também é apresentar tendências de novos formatos de negócios que estão ocorrendo no mundo, principalmente nos Estados Unidos, no lastro do crescimento do mercado de cafés de alta qualidade. "Há inúmeras idéias novas que podem ser sucesso aqui no Brasil", diz Herszkowicz, citando, entre elas, quiosques modulares e móveis de serviço de café para lobby de hotéis; drive-thru de café e práticos carrinhos, de pequeno porte, para serviço de café em qualquer tipo de ambiente.
Para tratar sobre todas essas tendências, a ABIC traz para o Encafé três dos mais importantes nomes do mercado americano de cafés especiais: Bruce Milletto, Matt Milletto e Pete Miller.
Bruce Milletto, diretor do Bellissimo Coffee Infogroup e da American Barista Coffee School, um respeitado especialista para o desenvolvimento de negócios lucrativos no segmento de specialty coffees, é autor de inúmeros livros e artigos sobre estes negócios e criador de modelos inéditos de negócios, como o drive-thru para café. Ele ficará à disposição para conversar com os industriais, donos de casas de café e demais interessados e relatar suas experiências mais bem-sucedidas, com dicas importantes sobre o que de mais moderno acontece no mercado americano e que pode servir para o mercado brasileiro que está em expansão.
Matt Milletto, filho de Bruce, é o responsável pelo treinamento de baristas, proprietários de cafeterias e industriais de café na American Barista Coffee School. No Encafé, ele comentará sobre a necessária motivação, capacitação e desenvolvimento das equipes de trabalho no setor de café, e principalmente sobre a importância dos baristas para o sucesso da cafeteria.
Já Pete Miller é proprietário da Caravan Coffee, uma pequena torrefadora de Newberg, cidade vizinha a Portland. Ele dará exemplos, a partir de sua própria vivência, de como uma pequena empresa pode se destacar em sua região. Além de uma linha de produtos variada e de altíssima qualidade, ele promove eventos locais, de caráter cultural e social, e consegue uma exposição que supera a das grandes empresas. Entre as ações está inclusive uma que ele realiza em prol de um curso de música para crianças de Campos Altos, em Minas Gerais.
Vagas limitadas. Informações e inscrições podem ser obtidas no site
ou pelo telefone (21) 2206 6162, com Daysi Rezende (
)
Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura