Agrale apresenta sua premiada família de caminhões na Agrishow 2013
Em 2012, o conhecimento das tecnologias aplicadas no setor produtivo do Estado, foi repassado para os mais de 500 alunos, das redes pública e privada de ensino, durante os cinco dias da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, aliando a teoria à prática. Nesta 13ª edição, o número de participantes irá dobrar com a presença confirmada de estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares de Palmas, a partir do 6º ano, além dos colégios agrotecnológicos do Estado. A feira acontece de 7 a 11 de maio, das 9h às 18h, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com entrada gratuita.
No roteiro traçado para os estudantes, está prevista a ida ao estande do Ruraltins – Desenvolvimento Rural do Tocantins, ao Portal da Pecuária e da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária. O grupo, que será separado por turnos, receberá informações sobre sanidade animal e vegetal. Já no estande do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, os alunos vão aprender sobre as unidades de conservação. Além disso, os alunos também visitarão o Bosque do Mel, o espaço da piscicultura, as vitrines de grãos e de frutas, entre outras novidades da Feira.
Os estudantes também terão programação especial no estande da Seduc - Secretaria Estadual da Educação, que contará com uma exposição de livros de diversos gêneros, um ambiente virtual e um telão para divulgar os projetos da Secretaria, como a brinquedoteca, xadrez dentre outros.
Para a responsável pela participação das escolas na Feira, a engenheira ambiental da Seagro, Eliane Lagares, é uma oportunidade de incentivar o aprendizado, o intercâmbio de informações, transmissão de conhecimentos, métodos e técnicas na agropecuária aos alunos. “Todas essas informações são vistas na sala de aula, na teoria. Já na Agrotins será o conhecimento aplicado na prática, das tecnologias do setor produtivo tocantinense, que vão nortear os estudantes quanto à agropecuária sustentável, garantindo a preservação do solo, dos recursos hídricos, e ao mesmo tempo assegurando a segurança alimentar”, defende.
Para atender os estudantes, a empresa Jonh Deere trará para esta edição o Projeto Gira Brasil, Cinemóvel – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais. Com capacidade para 30 pessoas por sessão, a previsão de programação é de cinco sessões diárias, no período de 8 a 10 de maio. O agendamento prévio é essencial para a realização do projeto. Todas as turmas deverão estar acompanhadas de um professor/ responsável.
O Projeto CineMóvel tem a iniciativa de levar cultura em forma de entretenimento para a população e valorizar a produção cultural do país e sua riqueza de linguagens. A sala de cinema móvel possui tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação apropriada, climatização, isolamento acústico e térmico e rampa de acesso para deficientes físicos.
Os filmes que serão exibidos são: Tropa de Elite 2, Rio – O Filme, As Melhores Coisas do Mundo, O Menino da Porteira, Uma Professora Muito Maluquinha, Turma da Mônica, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Eu e meu Guarda Chuva.
O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária - e suas vinculadas Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, e pretende fomentar o agronegócio regional, por meio da transferência de tecnologia.
Além disso, durante o evento são comercializados produtos agropecuários, máquinas, veículos, entre outros. Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins –
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura