Balanço 2013: Conab aumenta investimentos no estado de Alagoas
A Equipe 1 do Rally da Safra 2014 chega hoje ao Rio Grande do Sul para avaliar lavouras de milho safra (verão) nas regiões de Cruz Alta e de Marau (amanhã, 18), fazendo amostras e conversando com produtores rurais. Em seguida, visitarão propriedades nas regiões de Pato Branco (19) e Ponta Grossa (20), no Paraná. No dia 21, a Equipe estará na região de Assis (SP).
No dia 22, além de realizar amostras no Triângulo Mineiro, a Equipe 1 fará palestra sobre mercado de soja e milho para produtores rurais em Uberlândia (veja local abaixo), com o coordenador da equipe, Marcos Rubin. Aalém disso, haverá minipalestras técnicas com profissionais da BM&Fbovespa e Bayer CropScience. Na sequência, os técnicos irão para a região de Catalão/GO (23) e finalizarão essa etapa em Brasília (24).
Estimativas de safra
Os três estados da região Sul deverão colher, na safra 2013/14, 13,7 milhões de toneladas de milho verão, conforme estimativas da Agroconsult. O volume é 12,3% inferior ao da safra passada. A área plantada encolheu 12,3% entre as duas safras.
São Paulo também terá queda de 14% na safra, segundo as projeções, com 3,2 milhões de toneladas e redução de 5% na área plantada. Minas Gerais, com estimativa de 6,6 milhões de toneladas, deverá ter queda de 4% na safra e na área plantada. Já o estado de Goiás deverá ter a maior redução de safra, com 19%, alcançando 2,5 milhões de toneladas.
Para o Brasil, a projeção de safra para o milho verão é de 32,1 milhões de toneladas, queda de 8% em relação à safra 2012/13, em área de 6,4 milhões de hectares – redução de 6% sobre a safra passada.
A substituição constante de áreas de milho por soja na Região Sul, em Goiás e Minas Gerais limita o potencial da safra de verão e o volume colhido tem sido suficiente apenas para abastecer o consumo destes estados produtores, sem gerar excedentes. Com isso, nestas regiões, nos últimos anos, os preços de milho têm surpreendido no primeiro semestre, possibilitando boas oportunidades aos produtores.
Roteiro
Na sequência do Rally, as Equipes 2 e 3 avaliarão áreas de soja precoce entre os dias 20 de janeiro e 02 de fevereiro, passando por Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso.
Já as Equipes 4, 5 e 6 visitarão lavouras de soja e milho entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março, no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Maranhão.
Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 26 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.
Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2014 chega à 11ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil – Governo Federal, Bayer, Heringer, Monsanto, Vale e Mitsubishi, com apoio da FIESP, Aprosoja Brasil, Fundação Agrisus, Impar Consultoria no Agronegócio, BM&FBovespa, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log. Famasul e Aprosoja-MT darão apoios regionais no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura