Prazo para submissão de trabalhos ao encontro de laboratórios da Embrapa, em Salvador, termina no dia 15

06.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Termina no dia 15 de agosto o prazo para submissão de trabalhos ao Encontro Nacional sobre Metodologia e Gestão de Laboratórios da Embrapa (MET). A 18ª edição do evento, que tem por tema “O mundo atrás da bancada”, vai acontecer entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, sob a organização da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — localizada em Cruz das Almas (BA). As áreas de interesse nas quais os trabalhos (resumos simples) deverão se encaixar são: técnicas analíticas; gestão da qualidade; gestão de laboratórios; e gestão ambiental.

Para submissão dos trabalhos, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento. Serão aceitos até seis autores por resumo. Cada primeiro autor poderá submeter até três resumos em seu nome. Os trabalhos encaminhados não poderão ser corrigidos. Estima-se para o evento um público de 250 a 300 pessoas, e as inscrições para participar e o envio de trabalhos devem ser feitos pelo site (www.met2013.com.br). Lá constam também as informações sobre os demais pré-requisitos para o envio de trabalhos e a programação do evento.

Trabalhos selecionados

A confirmação de recebimento do resumo deverá ser enviada até 72 horas após o envio do trabalho para o primeiro autor. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada no site até o dia 1º de outubro de 2013.

Premiação

A novidade da edição é que serão premiados os três melhores trabalhos. Ainda está sendo definida como será a premiação.

Programação

Serão dez palestras; duas mesas-redondas, com a participação de outras instituições; seis grupos de trabalho, exclusivos para empregados da Embrapa; e seis minicursos (confira no fim do texto os títulos das palestras, mesas-redondas e minicursos). “Convidamos especialistas de renome, como Julio Carlyle Rodrigues, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia [Brasília, DF], que vai dar um minicurso sobre aplicações e fundamentos da PCR Quantitativa em Tempo Real. Destaco também a palestra sobre nanotecnologia para produção de filmes comestíveis e embalagens, que vai ser dada por Odílio de Assis, pesquisador da Embrapa Instrumentação [São Carlos, SP]”, informa a presidente da comissão organizadora, Maria de Fátima da Costa Pinto.

Temas

Temas das palestras:

- Perspectivas da Embrapa para os próximos dez anos (Esdras Sundfeld – Embrapa Sede)

- Propriedade intelectual: proteção jurídica das patentes e dos direitos autorais nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil (Chang das Estrelas Wilches – Secretaria de Negócios da Embrapa)

- Inovação tecnológica como foco da parceria público-privada (Alexandre Paupério – secretário executivo da Câmara Transversal de Tecnologia e Inovação do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado da Bahia)

- Credenciamento de laboratórios em ABNT NBR ISO 17025 (Galdino Guttmann Bicho – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro)

- Material de referência certificado (Isabel Fraga – Inmetro)

- Automação e gestão da informação laboratorial (grupo técnico da Perkin Elmer do Brasil)

- Nanotecnologia para produção de filmes comestíveis e embalagens (Odílio de Assis – Embrapa Instrumentação)

- Boas práticas agrícolas e uso eficiente de defensivos agrícolas no campo (José Annes Marinho – Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef)

- Parâmetros de absorção atômica (Daniela Schiavo – Agilent Technologies)

- Ensaio de proficiência no âmbito da cadeia produtiva nacional (Marcelo Saldanha – Embrapa Solos)

Temas das mesas-redondas:

- Os avanços e perspectivas de ferramentas moleculares para prospecção de bioprodutos

- Do campo ao laboratório: objetivos e usos dos bancos de germoplasma

Temas dos minicursos:

- Indexação: métodos sorológicos e moleculares de diagnose visando à certificação de plantas e mudas (Helvecio Della Coletta Filho – Instituto Agronômico de Campinas – IAC)

- Incertezas de Medição – (Rede Metrológica Sul Riograndense)

- NBR para controle de qualidade em química analítica para amostras de solo nos ensaios de avaliação da qualidade nutricional (Marcelo Saldanha – Embrapa Solos)

- Cromatografia líquida (João Oiano Neto – Embrapa Agroindústria de Alimentos)

- Estatística aliada ao laboratório (Carlos Ledo – Embrapa Mandioca e Fruticultura)

- Aplicações e fundamentos da PCR Quantitativa em Tempo Real (Julio Carlyle Rodrigues – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025