Mostra de Máquinas é lançada em Porto Alegre

07.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

O evento Café com a Imprensa para lançar o material de divulgação do evento 3a. Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar, numa promoção da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, Universidade Federal de Pelotas e Emater-RS/Ascar realizou-se nesta quarta-feira, dia 2, no DTG da Emater em Porto Alegre/RS. A atividade contou com a mostra de um vídeo-depoimento de agricultores e suas invenções e também com a presença de um agricultor-inventor, Marcos Kopf, da Colônia de Pelotas.

Marcos Kopf acompanhou atentamente as falas das autoridades participantes do ato e de sua participação no vídeo, onde apresenta a Semeadora de Plantio Direto e Convencional para Mini Trator como um equipamento adaptado para sua atividade agrícola. Marcos é um dos agricultores protagonistas em investir na sua criatividade e acreditar na Mostra. "Estive no primeiro encontro, e estou pronto para conhecer as novidades do segmento e levar outras ideias para minha propriedade", revelou.

O encontro reuniu importantes representações de órgãos de comunicação do Estado, que puderam ter contato com os organizadores e parceiros da Mostra, imbuídos pelo comprometimento com o desenvolvimento rural.

A 3a. Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar vai acontecer entre os dias 8 a 10 de maio, no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas, e pretende reunir numa grande feira de máquinas adaptadas ou criadas pelos agricultores familiares e indústrias que se dedicam a este segmento.

+ Metas da Mostra de Máquinas

-resgatar cerca de 400 inventos criados e/ou adaptados pelos agricultores;

-apresentar 100 inovações de máquinas e equipamentos destinados à Agricultura Familiar, disponíveis no mercado;

-intercambiar conhecimentos e inovações com um público estimado em 10 mil agricultores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

-apresentar 10 palestras técnicas direcionadas aos interesses dos agricultores;

Lançamento

Durante o lançamento do evento, os parceiros levantaram informações pertinentes para contribuir com a proposta da Mostra. O presidente do IRGA, Claudio Pereira, lembrou que as primeiras experiências com a cultura do arroz exigiram uma melhor utilização de mão-de-obra, e assim surgiram as primeiras máquinas para Agricultura Familiar.

O representante da UFPel, professor Angelo Vieira dos Reis, do Departamento de Engenharia Rural da FAEM, destacou que na primeira Mostra de Máquinas, que ocorreu em 1998, havia uma ausência de políticas públicas e a maioria dos agricultores buscava adaptação aos equipamentos agrícolas para atendimento as suas necessidades. "Desde a 1a. Mostra ficou claro que as máquinas não iriam e nem vão substituir o homem, inclusive as pessoas ficarão mais tempo na zona rural por que os equipamentos vão facilitar a sua vida", falou Angelo.

O presidente da Emater-RS/Ascar, Lino de David, passou a marca de 386 mil pequenos estabelecimentos, ressaltando a importância da contribuição deste segmento no Agronegócio e o quanto a tecnologia e o conhecimento devem ser incorporados no agricultor do futuro.

"As primeiras máquinas foram feitas pelos agricultores. Os primeiros pesquisadores são os próprios agricultores", defendeu o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, que ainda destacou o Estado do Rio Grande do Sul como um detentor de um dos maiores parques fabris nacionais.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fiorezzi, alertou que a Mostra de Máquinas não é um movimento contra as máquinas nas indústrias. "É bem ao contrário, estamos incentivando o conhecimento, a integração entre pesquisa, ensino, extensão e a inovação tecnológica", esclareceu.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, chamou a atenção para a necessidade do agricultor: "Entre a enxada e o trator traçado não seria necessário produzir-se algo intermediário? " A Mostra de Máquinas será uma resposta a este questionamento ao ilustrar um cenário agrícola com a capacidade criativa do agricultor.

Participaram ainda do Café de lançamento do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Banco Regional Desenvolvimento Extremo Sul (BRDE).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025