Brasil destina mais de 35 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas
A Bayer CropScience e o Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura, acabam de assinar um contrato de parceria para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para viabilizar a sustentabilidade da citricultura. Com o nome “Citrus Unidos” e lançado para os principais produtores, consultores e pesquisadores do setor, a parceria reforça o compromisso da Bayer CropScience e do Fundecitrus em investir nas pesquisas de um cultivo muito importante para o agronegócio brasileiro. A Bayer CropScience investirá aproximadamente três milhões de euros ao longo da parceria, prevista até 2018.
Um dos principais elementos desta parceria é buscar novas maneiras para controlar o greening (HLB), uma doença causada por bactérias transmitidas para as plantas por infestações de psilídeos e, que desde 2004, vem afetando severamente os pomares brasileiros. Parte dos investimentos será destinada para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como é o caso da criação de Tamaraxia radiata, inimigo natural do vetor da bactéria, e para o desenvolvimento de atrativos e/ou repelentes ao psilídeo. Outras ações incluem o desenvolvimento de novos métodos para a identificação e diagnóstico precoce da doença, bem como a capacitação dos produtores para os avanços técnicos e científicos que manterão a competitividade do setor.
"Estamos desenvolvendo novos produtos e tecnologias para controlar a doença e o inseto vetor, o psilídeo (Diaphorina citri), para fornecer aos agricultores ferramentas inovadoras que contribuam para melhorar sua produção", explica Gerhard Bohne, diretor de Operações de Negócios Proteção de Cultivos da Bayer CropScience no Brasil. "A parceria com o Fundecitrus, que é reconhecido mundialmente por sua excelência na área de pesquisa e educação para garantir a sanidade da citricultura, trará uma nova perspectiva para o setor", explicou Bohne.
O acordo está previsto até o fim de 2018, e a Bayer CropScience colaborará técnica e financeiramente com pesquisas específicas e na realização de estudos de eficácia de novos produtos. "Parcerias com empresas e instituições são pré-requisito para responder prontamente aos últimos desenvolvimentos e à crescente demanda por novas soluções tecnológicas na citricultura e para ajudar os produtores a superar novos desafios", afirma o presidente do Fundecitrus, Lourival do Carmo Monaco.
"Esta parceria apoiará o agronegócio brasileiro a manter sua posição de liderança mundial na produção de laranja. Contudo, a junção de expertises das empresas será benéfica não apenas para o Brasil, mas também para outros países produtores de laranja”, complementa Bohne.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura