Fatores críticos no controle de pragas em cana é abordado pela FMC
Atualmente muitas usinas ainda utilizam o sistema manual de apontamento em campo, no qual os colaboradores precisam inserir manualmente os equipamentos e as horas trabalhadas em uma ficha, podendo, assim, fraudar o próprio documento. Desta forma, o resultado final não é fiel ao que realmente aconteceu no dia, e o acompanhamento dos gestores não pode ser realizado em tempo real.
Tendo em vista este cenário, a SIMOVA criou o sistema de apontamento eletrônico BoB.Agro, com o qual o colaborador consegue identificar a sua atividade (pontuar o equipamento utilizado, eventuais fatores externos, paradas e etc.) por meio de um simples aparelho celular prático, funcional e portátil. “O custo dessa implantação on-line é relativamente baixo, e o retorno do investimento acontece em uma média de seis meses”, afirma o Diretor Comercial, Fábio Calegari.
Agregar resultados palpáveis às usinas é o intuito do produto, como otimização de horas trabalhadas, análise ao vivo do desempenho dos colaboradores, verificação de equipamentos parados, geração de relatórios, entre outras novidades lançadas neste ano.
A partir de agora, o sistema BoB.Agro permite análise do apontamento durante as 24 horas do dia, por meio do Relatório de Eficiência. Outro novo facilitador é a Troca de Mensagem; nela, o painel pode se comunicar com o campo e vice-versa, informando eventuais acontecimentos ou urgências. Indicadores precisos também foram lançados com ao objetivo de viabilizar a avaliação imediata da atuação em campo. “Por meio de um dos sistemas desenvolvidos pela SIMOVA, uma usina consegue monitorar via Internet operação e produção de suas máquinas nas fazendas a partir das informações enviadas pelo celular”, explica Calegari.
Por fim, com o monitoramento constante, o número de horas de máquinas paradas é reduzido, o que consequentemente permite uma grande redução no custo de operação e ganhos na qualidade do desempenho. Além do benefício de monitoramento da frota, todas as operações apontadas são integradas ao sistema de gerenciamento agrícola, eliminando o processo de digitação destes dados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura