Agroconsult revisa produção de milho segunda safra no Brasil

13.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Agroconsult, realizadora do Rally da Safra 2014, principal expedição técnica de avaliação das lavouras de soja e milho, revisou para cima a produção de milho segunda safra no Brasil. A estimativa inicial da safrinha, antes das Equipes 7 e 8 irem a campo, era de uma redução de 10% em relação à safra passada, o que significaria uma produção de 42,1 milhões de toneladas. No entanto, após concluir as duas etapas, os técnicos constataram que a produção deve ficar em 46,6 milhões de toneladas nesta safra - mesmo assim, haverá uma redução de 1% sobre a safra anterior, de 46,9 milhões de toneladas.

As equipes do Rally da Safra apuraram que os principais estados produtores – Paraná e Mato Grosso – reduziram a produção em 6% e 14%, respectivamente: o primeiro, devido à redução de área plantada, e o segundo, em razão da combinação entre queda na área e clima desfavorável em relação ao ano passado. Já Goiás e Mato Grosso do Sul aumentarão em 16% e 6% a produção, o que compensa as perdas observadas no Mato Grosso. Outro aspecto positivo, que contribui para a produção do milho segunda safra, é que no Paraná as chuvas ocorridas nos últimos dias tem sido favoráveis para a finalização do desenvolvimento das lavouras.

Em relação à área plantada, o milho safrinha deverá ficar em 9,03 milhões de hectares, praticamente a mesma do ano passado (9,05 milhões de hectares). O Paraná e o Mato Grosso foram os estados que diminuíram a área de milho em 12% e 5%, respectivamente. Em compensação, Goiás ampliou em 8%. No Mato Grosso, alguns produtores optaram pelo plantio de outras culturas como sorgo, milheto e crotalária em substituição ao milho. A soja safrinha e o algodão também tiveram aumento de área no Estado.

Na terceira fase do Rally da Safra 2014, os técnicos voltaram a campo na segunda quinzena de maio para avaliar as lavouras de milho 2ª safra nos estados do Mato Grosso, Goiás e Paraná, finalizando os trabalhos em 8 de junho. As 3 equipes de avaliação de milho (Equipe 1, 7 e 8) - sendo uma para milho verão e duas para o milho safrinha - percorreram 25 mil quilômetros entre janeiro e junho de 2014, passando pelos principais polos agrícolas em 8 estados, cobrindo 72% da área de produção de milho do Brasil.

Expedição técnica

O Rally da Safra 2014 percorreu, nesta edição, 65 mil quilômetros nos principais polos de produção de soja e milho. As regiões visitadas representam 97% da área cultivada de soja e 72% da área com milho no País. Os técnicos contataram cerca de 2200 produtores, dos quais 700 foram entrevistados, o que representa o universo de 1 a cada 200 produtores brasileiros de soja e milho contatados pelo Rally.

Nesta edição do Rally da Safra, outras cinco equipes realizaram a avaliação das lavouras de soja entre os dias 21 de janeiro e 18 de março visitando áreas no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, os três estados do Sul do Brasil e no MAPITOBA.

Foram coletadas 950 amostras e avaliados, durante o Rally da Safra 2014, a produtividade de soja e milho, pragas, doenças e ervas daninhas, a participação de transgênicos, perdas na colheita, condições logísticas (pelos técnicos da Esalq-Log), níveis de fertilidade do solo, plantio direto (pela Fundação Agrisus) e características físicas e nutricionais da soja (Aprosoja-MT).

Doze eventos para produtores rurais aconteceram durante a etapa de avaliação de soja e milho verão nos trechos de milho safrinha.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2014 chega à 11ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil – Governo Federal, Bayer, Heringer, Monsanto, Vale e Mitsubishi, com apoio da FIESP, Aprosoja Brasil, Fundação Agrisus, Impar Consultoria no Agronegócio, BM&FBovespa, Pacifil, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log. Famasul e Aprosoja-MT darão apoios regionais no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025