Yara revela ganhadores da terceira edição do concurso NossoCafé 2019

A cerimônia de premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)

28.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Erika Coradin G. Vanes

A Yara revelou os ganhadores da terceira edição do Concurso NossoCafé, que ocorreu em 21 de novembro durante um dos eventos mais importantes do setor, a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). O concurso tem o objetivo de fomentar a produção de cafés de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País, impulsionando o aumento da produção nacional de cafés especiais. Neste ano, a edição contou um aumento nas inscrições em 49,1% e com pontuações altíssimas dos cafés finalistas, o que mostra a importância cada vez maior da premiação entre os produtores de cafés especiais.

Os produtores Sivanius Kutz, de Itarana (ES), foi eleito na categoria Café Cereja Descascado (Despolpado ou Desmucilado) com 89,5 pontos, e Tobias da Silva Moreira, de Matas de Minas (MG)(MG), foi eleito na Categoria Natural (café processado por via seca, que passou pela secagem com casca) com 91,9 pontos. Ambos concorreram com 164 amostras inscritas e que, após duas etapas de provas, classificação e seleção, foram eleitas cinco amostras de cada categoria para a final, na capital mineira.

Os finalistas terão seu lote adquirido pela Yara por um valor quase quatro vezes acima do praticado pelo mercado seus nomes e dados de sua propriedade serão estampados nas embalagens NossoCafé que serão distribuídas globalmente pela companhia, e também ganharão uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2020, em Portland nos Estados Unidos Para Sivanius Kutz, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho realizado ao longo de quatro anos. "Sempre trabalhei com culturas voltadas para verduras e, de quatro anos para cá, resolvi investir no café, por conta da potencialidade da cultura e também pela indicação de um amigo, que sinalizou que as terras estavam aptas para o cultivo. O resultado desse trabalho está na conquista do prêmio", explica o produtor. Sivanius relata ainda que dentre os diversos concursos que participou este foi o mais importante.

Para Kaio Dias, especialista agronômico na Yara, o evento vem ganhando o interesse dos cafeicultores de diversos locais do país. "A maioria dos produtores são motivados a participar pela oportunidade de demonstrar o potencial do seu café e ainda contar com uma avaliação criteriosa de seu produto. Desta forma, fica mais do que claro que o negócio da Yara vai além da comercialização de fertilizantes, nós tocamos na parte mais sensível do negócio , na solução que ajuda eles a alcançarem todo esse sucesso. Enfatizamos ainda a importância do cafeicultor conhecer a qualidade do seu produto, de cada lote produzido, para que consiga melhores mercados e maior rentabilidade", finaliza.

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