Primeira reunião do Pronasolos acontece no Rio de Janeiro
A equipe que compõe o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) fará sua primeira reunião entre os dias 06 e 08 de junho na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ)
A Yara participa da 43ª Expocitros, que ocorre de 5 a 8 de junho, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Cordeirópolis (SP). No evento, a companhia apresentará o programa nutricional SuperCitros, além das novidades em soluções de fertilização foliar para a citricultura.
Os programas nutricionais da Yara são compostos por produtos, conhecimento global das culturas e ferramentas digitais, que aumentam a produtividade e a rentabilidade dos agricultores brasileiros. “O grande objetivo do programa SuperCitros é melhorar o pegamento de florada, a qualidade do fruto e aumentar a longevidade do pomar. Ele envolve desde a adubação do solo até a aplicação foliar, no momento e quantidades corretas”, explica Bruno Dittrich, especialista Agronômico da Yara.
Para maximizar a produtividade da cultura, atender todas as necessidades nutricionais com frutos de qualidade, maior vida de prateleira e garantia de mais resistência e sanidade das plantas, o programa nutricional SuperCitros traz produtos específicos para cada etapa de desenvolvimento da cultura.
O YaraLiva NITRABOR, aplicado até a formação dos botões florais, garante mais quantidade de flores e frutos, rápido estabelecimento da lavoura e aumenta a resistência da cultura. Já o Yara Bela fornece nutrientes fundamentais e perfeitamente equilibrados do florescimento até o enchimento dos frutos da planta. E a aplicação do YaraVita garante equilíbrio nutricional para a planta, com estímulo das defesas naturais, da produção e da qualidade dos frutos.
Já os fertilizantes da linha KRISTA (
) fornecem uma nutrição adequada, resultando em frutos maiores e mais pesados, o que aumenta a rentabilidade do agricultor que comercializará um produto mais vistoso e saboroso. E na etapa final, o YaraLiva NKÁLCIO melhora a sanidade dos citros, com frutos de alta qualidade e maior tempo de prateleira.
A Yara, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi pioneiranas pesquisas com nitrato de cálcio na adubação de citros no Brasil. Foi cientificamente comprovado que a nutrição com cálcio solúvel em água, associado ao nitrogênio em sua forma nítrica, aumenta a produtividade na cultura.
O estudo mostrou que os solos que recebem alto aporte de Cálcio, advindo da calagem - fundamental na correção do pH do solo - a solubilidade é muito baixa e não atende a demanda nutricional da cultura. Contudo, o uso do nitrato de cálcio eleva a nutrição do citros e, por consequência, melhora a rentabilidade do citricultor.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de citros, com aproximadamente 17 milhões de toneladas de laranja. De acordo com dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a produção paulista também deve se destacar na safra 2017/18, com cerca de 364 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja, o que representa uma média 14% superior aos últimos 10 anos.
Durante toda a semana da Expocitros, os especialistas agronômicos e o time comercial da empresa estarão presentes no estande da Yara para apresentar a melhor solução nutricional para cada perfil de produtor e lavoura e para tirar as dúvidas dos agricultores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura