FMC obtém decisão liminar contra a Rainbow
Caso ocorreu no México e envolve o produto clorantraniliprole (chlorantraniliprole, Rynaxypyr)
O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Patrocínio (MG) sediará, na próxima quinta-feira (17/8), o workshop “Desafios dos nematoides na cafeicultura do Cerrado”, a partir das 8h.
Co-realizado por pesquisadores da Empresa, que auxiliaram na definição dos temas e de alguns palestrantes, o evento é uma iniciativa da Região do Cerrado Mineiro, por meio da Fundação de Desenvolvimento do Café do Cerrado Mineiro (Fundaccer), em parceria com a Associação dos Cafeicultores da Região de Carmo do Paranaíba (Assocafé), Embrapa Café (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
Os nematoides são microrganismos de solo capazes de parasitar o sistema radicular da planta do café durante praticamente todo o ciclo. Hoje, eles representam uma das principais ameaças à cultura em Minas Gerais, incluindo a região do Cerrado. “Os nematoides têm causado muitos problemas no Cerrado mineiro, reduzindo a produtividade de lavouras e, consequentemente, a lucratividade dos cafeicultores da região”, explica o pesquisador da Epamig, e um dos envolvidos na realização do evento, Vinícius Teixeira Andrade. Ele completa: “Diante desse cenário, fomos procurados para auxiliar na organização deste workshop. Então, definimos os temas que seriam focados e sugerimos alguns nomes para fazerem palestras e participarem dos debates”.
Segundo Vinícius, a organização delineou três eixos temáticos principais. Cada eixo contará com duas a três palestras de especialistas, agrônomos de cooperativas, associações e consultores convidados. Após cada ciclo de palestras, serão conduzidos debates técnicos com os participantes, para a discussão de tecnologias, conhecimentos e propostas.
O primeiro eixo trata da contextualização dos nematoides na cafeicultura, passando por assuntos como a sua identificação e os métodos para prevenir a sua disseminação. A pesquisadora da Epamig, Sônia de Lima Salgado, apresentará uma palestra dentro dessa temática. O segundo eixo será sobre o manejo genético e terá palestras sobre cultivares de café resistentes aos nematoides e mudas enxertadas com porta-enxertos também resistentes a essas pragas. A terceira, e última, parte do evento será dedicada ao controle dos nematoides, com apresentações sobre produtos químicos e biológicos disponíveis aos produtores.
“Paralelamente aos debates que ocorrerão ao final de cada eixo temático, faremos uma discussão geral com todos os participantes e palestrantes ao final do evento, para consolidarmos todas as informações debatidas ao longo do dia”, conta o pesquisador da Epamig, que conclui: “Temos a intenção de gravar as conversas e disponibilizá-las posteriormente nos canais oficiais da Epamig. Além disso, pretendemos ainda publicar um boletim técnico, para formalizarmos e disseminarmos o conhecimento gerado durante o evento”.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura