Monsanto e Basf anunciam pesquisas para combater o estresse hídrico em trigo
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Supervisão de Curadorias concederam, durante o Workshop de Curadores de Germoplasma da Embrapa, o Prêmio "Curadores do Ano 2010", aos pesquisadores que se destacaram nas áreas de Recursos Genéticos animais, vegetais e de microorganismos.
Os premiados foram:
José Ribamar Felipe Marques, curador do Núcleo de Conservação de Búfalos Baio e Carabao e de Muçuã - Embrapa Amazônia Oriental
Maria do Carmo Bassols Raseira, curadora do Banco Ativo de Germoplasma de Prunóideas/Fruteiras Nativas do Sul - Embrapa Clima Temperado
Rosa Maria Pitard, curadora da Coleção de Culturas de Bactérias Diazotróficas - Embrapa Agrobiologia
Manoel Abílio de Queiroz, Recursos Genéticos de Cucurbitáceas - Universidade do Estado da Bahia
Os vencedores deste ano foram escolhidos por um comitê formado pelos quatro líderes das redes da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, três curadores de Unidades Descentralizadas da Embrapa e a Supervisora de Curadorias. Os vencedores receberam um certificado, um livro científico e um vale-presente no valor de R$ 600 para ser gasto com passagens aéreas. Na foto, da esquerda para a direita: Maria Magaly Velloso da Silva Wetzel, Maria do Carmo Bassols Raseira, Manoel Abílio de Queiroz, Alessandra Fávero (Supervisora de Curadorias da Embrapa), Rosa Maria Pitard, José Ribamar Felipe Marques e Armando Teixeira Primo.
O Workshop de Curadores de Germoplasma da Embrapa 2010 reuniu este ano mais de 150 curadores responsáveis pelos 195 bancos de germoplasma, coleções biológicas e núcleos de conservação espalhados por 32 Unidades Descentralizadas da Embrapa. Um dos temas discutidos durante o evento foi o novo Banco Genético da Embrapa, que terá como objetivo principal conservar a diversidade agrícola brasileira para a segurança alimentar da população.
A Embrapa atua desde 1974 na conservação de Recursos Genéticos. Em 1993, diante do crescimento da Embrapa em todo o Brasil, surgiu a necessidade de integrar o trabalho e as informações obtidas por esses profissionais e, por isso, foi criado o Sistema de Curadorias, coordenado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Embrapa, localizada em Brasília, DF. Esse Sistema tem por objetivo definir, sistematizar e integrar todas as atividades indispensáveis ao manejo, conservação e uso de espécies vegetais, animais e de microrganismos no âmbito da Empresa.
Desde 2008 a Supervisão de Curadorias tem promovido anualmente o Workshop de Curadores da Embrapa com o objetivo de atualizar as informações e temas relacionados a curadorias, e, principalmente, manter os curadores integrados e trabalhando em parceria. Esta iniciativa vem mostrando os seus resultados com uma equipe de curadores motivados e atuantes, participante das reuniões e atuante na troca de ideias e sugestões.
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura