O objetivo é cumprir uma missão ambiciosa: lançar o EX30 no país e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado
15.04.2024 | 14:29 (UTC -3)
Leonardo Murgel, edição Revista Cultivar
A Volvo Car Brasil anunciou a chegada de sete novos executivos à sua diretoria executiva, em diferentes áreas da companhia. O objetivo é cumprir uma missão ambiciosa: lançar o EX30 no país e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.
A mudança é reflexo da ampliação de escopo na sua operação da América Latina, realizada em outubro passado, quando a companhia passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente e tornando-se Gila (Global Importers + Latin America), sob a gestão de Luis Rezende.
“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando essa cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Sete novos diretores
Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para Gila), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas), que se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.
Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio. Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.
Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.
Conheça os novos nomes
Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.
João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.
Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.
Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo em janeiro de 2024;
Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo em 2018.
Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.
Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.
Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.
Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para uma importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.
Volvo Cars em 2023 - Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais). O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura