Embrapa recomenda duas novas variedades de maracujá para Acre
No primeiro ano de cultivo, o BRS Gigante Amarelo rendeu 47 toneladas por hectare e o BRS Sol do Cerrado, 40 toneladas por hectares
O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária de Santa Catarina cresceu 5,8% na safra 2013/14 e atingiu R$ 21,4 bilhões. A quantidade produzida e o índice de preços também aumentaram em comparação com a safra anterior. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca baseada na Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, produzida pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri), que será lançada nesta quinta-feira (10), às 13h30, no auditório da Epagri em Florianópolis.
Segundo relatório do Cepa os produtos com maior crescimento do VBP foram a maçã, cebola, carne suína, soja e arroz. Mas o grande destaque vai para a pecuária, que em 2014 contribuiu com mais da metade do Valor Bruto da Produção da agropecuária catarinense. A carne de frango, item economicamente mais importante do setor agro de Santa Catarina, teve participação de 20% no valor total da produção da safra 2013/14.
A produção agropecuária apresentou um crescimento de 2,7% na safra 2013/14. Destaque para a carne suína que teve um crescimento de 6,5% na quantidade produzida e de 18% nos preços em 2014. Em 2014, o valor da carne suína produzida em Santa Catarina aumentou em 25,6% em relação a 2013. Esse crescimento se deveu, em parte, à melhoria das exportações. Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, devido ao status sanitário diferenciado do estado, a carne suína e a carne de frango produzidas em Santa Catarina estão aptas a entrarem nos mercados mais exigentes do mundo. “Somos referência em sanidade animal e isso nos dá acesso aos melhores mercados consumidores do mundo”.
Também merece destaque o contínuo crescimento da produção de leite nos últimos anos, entre 2010 e 2014 o crescimento anual foi de quase 6%. Em 2014 a produção chegou a três bilhões de litros. O secretário Sopelsa destaca a importância do apoio do Governo do Estado, combinado com a dedicação dos produtores rurais, para alcançar esse resultado. “Nos últimos cinco anos, investimos R$ 162 milhões na pecuária de leite do estado através dos Programas Terra-Boa, Juro Zero e de Fomento à Produção Agropecuária, além de financiamentos para aquisição de matrizes e reprodutores em feiras”.
Os pesquisadores do Cepa citam também o Valor Bruto da Produção das lavouras, que teve um crescimento médio anual de 9% nas quatro últimas safras. Esse importante desempenho foi puxado principalmente pela soja, que teve um aumento no VBP de mais de 140% no mesmo período. A cultura da soja teve uma grande expansão também na área cultivada, foram 27% nos últimos quatro anos, avançando sobre áreas antes dedicadas à produção de milho e feijão.
Nas lavouras permanentes, a safra de 2013/14 também teve excelentes resultados, com crescimento de 26% no valor produzido. Para esse resultado, tanto os preços quanto a quantidade produzida aumentaram em mais de 10%. A maior contribuição coube à cultura da maçã pelo forte crescimento na produção e nos preços praticados ao produtor.
A Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2014-2015, que será lançada esta semana, reúne os números da produção vegetal e animal, da aqüicultura e o desempenho do setor florestal no estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura