UPL lança nematicida microbiológico Biobac para cana-de-açúcar

Solução contribui com o aumento da produtividade canavieira e tem eficácia comprovada contra o nematoide-das-galhas

04.11.2021 | 15:07 (UTC -3)
Rafael Iglesias
Solução contribui com o aumento da produtividade canavieira e tem eficácia comprovada contra o nematoide-das-galhas. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Solução contribui com o aumento da produtividade canavieira e tem eficácia comprovada contra o nematoide-das-galhas. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

A UPL passa a oferecer o nematicida microbiológico Biobac para uso em cana-de-açúcar. A solução representa mais um recurso para contribuir com o aumento da produtividade canavieira e tem eficácia comprovada contra o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita).

"Os nematoides representam um importante desafio para os canaviais. Estudos recentes indicam que a infestação dessas pragas pode reduzir em até 30% a produtividade do primeiro corte. Na cana-soqueira, há queda de 20% por corte. Além disso, os nematoides reduzem a longevidade do cultivo em um corte, o que representa grandes prejuízos para os agricultores", explica o engenheiro agrônomo Rafael Rovêa, supervisor de marketing da UPL Brasil.

Para combater os nematoides, a UPL buscou uma solução na ciência, com o desenvolvimento de uma linhagem exclusiva (Y1336) do Bacillus subtilis. Essa bactéria, que faz parte da composição de Biobac, controla de forma eficiente os nematoides. "O bacillus presente em Biobac se prolifera ao redor das raízes da cana, protegendo-as, e provoca competição por alimento com o nematoide, que acaba morrendo por inanição", explica Rovêa, que é especialista em proteção de plantas.

Agir contra os nematoides é urgente, já que o problema está espalhado por todas as regiões produtoras do Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, com casos concentrados nas regiões de entorno dos municípios de Araçatuba, Jaú, Lins, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O território paulista representa, sozinho, 57% dos 757 milhões de toneladas de cana produzidas no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Biobac não tem ingredientes químicos – tendência cada vez maior no mercado de cana, uma vez que as companhias sucroalcooleiras têm compromissos muito sérios com a proteção ambiental e a segurança de seus colaboradores. Com isso, os produtores obtêm capacidade superior de persistência do nematicida no local de aplicação e rápida proliferação do Bacillus, além de ter em mãos um produto de fácil manuseio", finaliza Rovêa.

Biobac, que chega agora à cana-de-açúcar, já está presente no mercado com registro para mais de 50 cultivos. Seu ativo, o Bacillus subtilis Y1336 – criado em Taiwan pela Bion Tech para a UPL –, conquistou o Prêmio de Contribuição para Produtos de Proteção de Plantas 2016, na China. O produto faz parte da linha Pronutiva, exclusividade da UPL, que integra o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro