Resultados do ECR Soja são divulgados pela Farsul e Fundação Pró-Sementes
Estudo reúne informações sobre desempenho de cultivares no território gaúcho em 2022/23
Com área estimada em 1.505.704 hectares, a cultura do trigo na safra 2023 encontra-se em fase de finalização da implantação no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater/RS, 97% da área foi implantada. Resta apenas a conclusão das atividades em áreas maiores, localizadas nas regiões mais elevadas do Planalto e Campos de Cima da Serra. Quanto ao desenvolvimento, 97% das lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo; e 3% em floração.
O estabelecimento inicial continua a apresentar resultados superiores aos observados nas duas safras anteriores. O cenário climático dos últimos períodos teve um impacto positivo na cultura, permitindo a retomada do processo de enraizamento e de desenvolvimento. Também foi observado um aumento no perfilhamento das plantas, que ocorreu durante a conjunção de baixas temperaturas e de ampla incidência de radiação solar.
Na região de Ijuí, a semeadura do trigo está praticamente encerrada, dentro do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), restando apenas algumas poucas lavouras a implantar com recursos próprios, para consumo nas propriedades.
É possível notar visualmente os danos causados pelas chuvas torrenciais em 12 e 13/07. O carreamento de solos das áreas mais elevadas para as áreas mais baixas resultou em perdas significativas de fertilizantes e de sementes, além do assoreamento de sangas, açudes e áreas de menor altitude. Algumas lavouras que foram semeadas mais precocemente e estão em fase de alongamento sofreram acamamento devido aos ventos, porém devem se recuperar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura