Jacto demonstra inovações e destaques na Expointer 2024
Um dos grandes destaques da empresa é a plantadeira tratorizada autotransportável Lumina 300, que chega ao evento com 16 ou 18 linhas de plantio
O Instituto Polar Norueguês recebeu recentemente um trator Valtra T235 Active em sua estação de pesquisa em Troll, na Antártida. O veículo será fundamental nas atividades de campo e no monitoramento das áreas de biologia, glaciologia, atmosfera, poluição e sismologia. Equipado com um triturador Meri, o trator auxiliará na trituração de gelo e na preparação das estradas ao redor da estação, que serve como ponto de partida para diversas pesquisas científicas.
A escolha pelo modelo Valtra se deu em função da sua confiabilidade em condições de frio extremo e pela facilidade de operação, características essenciais para o ambiente desafiador da Antártida. O trator, com potência de 235 cv, foi preparado para enfrentar a dura realidade polar na estação de serviço mais ao norte da Valtra, a Sørkjos Storbil AS, localizada no Ártico da Noruega. A entrega foi realizada pela Akershus Traktor AS, revendedora autorizada da marca.
O Valtra T235 Active partiu de Tromsø, na Noruega, a bordo do navio Silver Arctic no dia 4 de dezembro de 2023. Juntamente com o equipamento, foram enviados materiais de serviço e um computador de diagnóstico para auxiliar na manutenção de rotina. A equipe técnica da Valtra acompanhará remotamente o desempenho do trator, utilizando a solução de telemetria Valtra Connect, que já transmitiu os primeiros dados do equipamento diretamente da Antártica, via conexão 4G da estação de pesquisa.
Fábio Dotto, diretor de marketing de produto da Valtra e Fendt, destacou a importância da robustez e confiabilidade dos tratores da marca para operações em ambientes extremos. Segundo Dotto, o T235 Active reflete o compromisso da Valtra em oferecer suporte de alta qualidade e em produzir máquinas capazes de enfrentar os desafios mais rigorosos do planeta.
A Valtra possui uma história consolidada de serviços prestados na Antártica. Em 1988, a estação de pesquisa finlandesa de Aboa, localizada na Terra da Rainha Maud, recebeu um trator Valmet 505 e geradores, que permaneceram em operação por mais de três décadas. A durabilidade e a confiabilidade dos equipamentos Valtra têm sido cruciais para as operações em uma das regiões mais inóspitas do mundo, onde a continuidade das pesquisas científicas depende diretamente da eficiência do maquinário utilizado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura