Tecnologia em fertilizante multinutrientes eleva colheita do trigo

MicroEssentials é solução para aumentos na produtividade e rentabilidade da safra

13.12.2021 | 14:40 (UTC -3)
Lais A. Mariotto

Com a expectativa de chegar a 8 milhões de toneladas neste ano, a colheita de trigo enfrentou dificuldades devido a fatores climáticos. Apesar disso, agricultores que investiram em tecnologia e optaram por utilizar produtos de performance na nutrição do solo perceberam os resultados da escolha. A linha MicroEssentials da Mosaic Fertilizantes, por exemplo, eleva a colheita do trigo em mais de quatro sacas por hectare.

O diferencial do produto está na tecnologia Fusion, que proporciona a reunião, em um único grânulo, de Nitrogênio amoniacal, duas formas Enxofre e Fósforo de alta solubilidade. A formulação exclusiva resulta em distribuição uniforme dos nutrientes no estágio inicial do cultivo – quando é definido o potencial produtivo da lavoura.

“A assertiva escolha do fertilizante garantirá um aumento no perfilhamento, incremento no número de espigas e nutrientes suficientes para o enchimento dos grãos. MicroEssentials libera o enxofre de maneira gradual, desde a emergência até a colheita. Isso é possível graças às duas formas de enxofre presentes no produto - parte de liberação imediata e parte de liberação gradual”, explica Flávio Bonini, gerente de Produtos da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados.

Testes realizados utilizado em 68 campos demonstrativos, de 2017 a 2020, comprovaram que o MicroEssentials oferece um incremento médio de produtividade de 4,6 sacas por hectare. Realizada anteriormente, no período de 2009 a 2018, um total de 103 campos de trigo também recebeu e apresentou suplementação de 4,2 sacas por hectare quando comparado ao uso de um fertilizante convencional.

Investir em manejos que proporcionem maiores produtividades e qualidade desde o início contribui para que a lavoura mantenha uma alta performance e seja menos impactada pelas condições ambientais. “A escolha de um fertilizante que traz tecnologia em sua composição proporciona melhor rendimento operacional e inúmeros ganhos. A Mosaic Fertilizantes possui um compromisso com o agricultor brasileiro, e é a empresa que mais investe em tecnologia e oferece o portfólio mais completo do mercado”, ressalta Bonini.

Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2021/2022 o Brasil deve produzir mais de 8 milhões de toneladas de trigo, volume 31,4% superior à safra 2020/21. A perspectiva de área cultivada é de 2,7 milhões de hectares, um aumento de 15,6% em relação à última safra. O plantio do cereal no Brasil deve seguir as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura e varia de acordo com a região do país.

Flávio Bonini, gerente de Produtos da Mosaic Fertilizantes
Flávio Bonini, gerente de Produtos da Mosaic Fertilizantes

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro