Tecnologia de algodão TwinLink da Bayer CropScience recebe autorização plena nos Estados Unidos

27.01.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Comunicação Bayer

A Bayer CropScience acaba de anunciar que recebeu o registro da Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana (EPA – Environmental Protection Agency), para sua tecnologia TwinLink na cultura do algodão nos Estados Unidos. O registro da EPA completa a autorização regulatória federal exigida para o uso desta tecnologia nos EUA.

A tecnologia TwinLink combina resistência a insetos – para um manejo eficaz de diversas pragas lepidópteras (lagartas) – com a tolerância a herbicidas à base de glufosinato de amônio (Liberty). Quando comercializada, a tecnologia TwinLink será oferecida aos produtores de algodão dos EUA integrada com GlyTol, tecnologia de tolerância ao glifosato da empresa. Esta tecnologia integrada será a primeira solução para algodão desenvolvida no setor com genes duplos de tolerância à herbicida e de resistência a insetos, o que permitirá aos agricultores gerenciarem pragas e plantas daninhas que reduzem tanto o rendimento quanto a qualidade da fibra. Além disso, o produto prevenirá ou adiará o aparecimento de resistência entre plantas daninhas e pragas.

"A tecnologia TwinLink será uma solução importante para os produtores de algodão que estão em busca de opções de manejo para a cultura e também de aumentar sua produtividade de forma sustentável. Ela também é uma ferramenta fundamental para o manejo eficaz da resistência de plantas daninhas e insetos, um sério desafio enfrentado pelos produtores dos Estados Unidos e cada vez mais prevalente em outras importantes áreas de produção ao redor do mundo", disse Mathias Kremer, head global da unidade de negócios BioScience da Bayer CropScience.

As primeiras variedades de algodão com os traits integrados TwinLink e GlyTol deverão estar disponíveis nos EUA a partir de 2013, enquanto aguarda-se por outras aprovações regulatórias em importantes países importadores. Até o momento, TwinLink já foi aprovado na Austrália/Nova Zelândia, Brasil, Canadá e nos EUA. Outras aprovações regulatórias estão pendentes em nível mundial.

TwinLink é o mais recente produto de uma série de novas soluções de manejo de plantas daninhas e insetos que a Bayer CropScience está desenvolvendo para o cotonicultor. Em 2011, a empresa lançou três novos produtos de algodão contendo GlyTol em variedades FiberMax (sementes de algodão da Bayer CropScience, com alto desempenho nos Estados Unidos), incluindo as primeiras variedades combinadas do setor de tolerância dupla a herbicidas e contendo ambas as tecnologias GlyTol e LibertyLink.

O algodão é uma das principais culturas da Bayer CropScience, que ocupa o primeiro lugar no mercado mundial de sementes de algodão.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro