Técnicos da Guatemala conhecem pesquisas na área de fruticultura em SE

30.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Agrônomos do Ministério da Agricultura da Guatemala e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) conheceram, nos dias 28 e 29 de julho, pesquisas da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) na área de fruticultura.

A visita faz parte do projeto de cooperação técnica - Transferência de tecnologias em sistemas de produção de frutas tropicais para a Guatemala - entre a Uesb e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil por meio da Agência Brasileira de Cooperação Internacional.

Os cinco técnicos da Guatemala, acompanhados do reitor da Uesb, Abel Rebouças São José, conheceram as principais linhas de pesquisas que a Unidade vêm desenvolvendo nas áreas de cultura de tecidos, biotecnologia, controle biológico em fruticultura tropical como abacaxi, banana, coco e mangaba. O grupo também visitou os laboratórios, onde são feitas diversas análises que subsidiam as pesquisas.

No segundo dia, os técnicos conheceram o Banco Internacional de Coco para a América Latina e Caribe, criado em 2006 por meio de parceria da Embrapa Tabuleiros Costeiros com a Bioversity Internacional, coordenada pela Rede de Recursos Genéticos de Coco (Cogent). Este é o quinto banco internacional de coco do mundo e está instalado no campo experimental da Embrapa, em Itaporanga D´Ajuda, litoral Sul de Sergipe. Os técnicos manifestaram bastante interesse pela cultura do coco.

“Na Guatemala, o coco, como cultivo comercial, ainda está em fase inicial. Conhecer o sistema de produção é importante para fortalecer o nosso trabalho”, afirmou Jorge Guillermo Hernández Silva, integrante do Profruta - projeto de desenvolvimento da fruticultura e agroindústria da Guatemala. Já no campo experimental da Embrapa, em Umbaúba, e no centro de treinamento da Emdagro, em Boquim, o grupo teve acesso às pesquisas de melhoramento genético e à produção de mudas de laranja. Esses dois municípios, junto com outros 12, fazem parte da região citrícola do estado.

De acordo com o técnico Glendon Cienfuegos, o objetivo da visita é conhecer as tecnologias e verificar quais as que podem ser adaptadas à realidade da Guatemala. Para o supervisor da Área de Negócios para Transferência de Tecnologia (ANT) da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ivênio Rubens de Oliveira, as visitas técnicas proporcionam troca de informação e experiência. “Este tipo de trabalho também pode vislumbrar pesquisas futuras naquelas culturas de interesse mútuo”, concluiu.

O grupo passará três semanas no Brasil e visitará outras instituições de pesquisa, agroindústrias e produtores na Bahia e Minas Gerais, além de conhecer também a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Gislene Alencar

Embrapa Tabuleiros Costeiros

/ 79 4009 1381

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro