Desafios da Agricultura de Precisão para evitar compactação do solo
Em lavouras que recebem máquinas cada vez maiores, um dos desafios é utilizar Agricultura de Precisão para auxiliar na adoção de práticas que minimizem a compactação do solo
A Syngenta promoveu um debate online que reuniu especialistas e formadores de opinião para discutir transformações e tecnologias no campo. Entre os assuntos esteve a extensa gama de serviços digitais disponíveis para auxiliar a gestão remota do campo, flexibilizando a necessidade contínua da presença física nas lavouras, fator de extrema relevância em um panorama de isolamento social.
"Os serviços e ferramentas de gestão têm comprovado ainda mais sua efetividade neste momento, pois o produtor é capaz de ter a visão da lavoura à distância, acessando informações estratégicas para tomar as decisões necessárias de forma ágil e certeira. Por meio de imagens de satélite e dados georreferenciados, somos capazes de ofertar ao produtor as melhores soluções, de acordo com a cultura, região e características locais", avaliou o gerente de Agricultura Digital da Syngenta, Celso Batistella.
Segundo o especialista, o agricultor está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do negócio, que será ainda mais beneficiada com o avanço, já em curso, da inteligência artificial e do machine learning nos instrumentos aplicados ao campo. "Hoje, quando olhamos para a lavoura, não analisamos mais a extensão macro da área: o detalhamento é feito por hectare, por talhão, por metro quadrado, graças à evolução constante da gestão digital, que aprimora o controle fitossanitário e, ao mesmo tempo, aumenta a rentabilidade do produtor", avaliou.
A Syngenta também está realizando outras ações digitais para se aproximar do produtor, principalmente neste momento de isolamento social.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura