Syngenta avalia abrir capital em Hong Kong

Empresa analisa venda de ativos e retomada do plano de IPO conforme mercado mostra sinais de recuperação

24.11.2025 | 16:44 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Bloomberg
Foto: Waldo Swiegers
Foto: Waldo Swiegers

O Grupo Syngenta está analisando a possibilidade de realizar uma oferta pública inicial (IPO) em Hong Kong, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Bloomberg. A movimentação ocorre pouco mais de um ano após a empresa retirar um plano de listagem de cerca de US$ 9 bilhões na Bolsa de Xangai.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a companhia tem mantido conversas preliminares com consultores financeiros e estuda abrir seu capital em Hong Kong ao longo de 2026. As fontes, que pediram anonimato por se tratar de assunto confidencial, afirmam que a Syngenta poderá vender ativos considerados não essenciais ou com baixa rentabilidade como parte da preparação para o processo.

As deliberações, porém, ainda estão em andamento e podem não resultar em uma nova tentativa de abertura de capital. A Syngenta não comentou o assunto.

A empresa havia solicitado um IPO em Xangai em 2021, mas retirou o pedido em março de 2024, citando a volatilidade do mercado. Na ocasião, a companhia -- adquirida pela estatal China National Chemical Corp. (ChemChina) em 2017 -- declarou que retomaria a avaliação de uma listagem quando encontrasse condições mais favoráveis, seja na China ou em outro mercado.

Segundo estimativas da Bloomberg Intelligence, as ofertas iniciais de ações em Hong Kong devem alcançar, em 2025, o maior volume em quatro anos, com captações que podem superar US$ 40 bilhões.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Background Newsletter

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura