Syngenta anuncia investimentos no Ceará

14.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Syngenta anunciou na última quarta-feira (12) investimentos de 5 milhões de reais para sua estação de pesquisa localizada na cidade de Aracati, no Estado do Ceará. O anúncio do aporte, que irá contribuir para o desenvolvimento agrícola da região, foi feito na tarde de hoje, durante uma cerimônia solene da Câmara Municipal para a entrega do título de Cidadão Aracatiense ao presidente da empresa, Laércio Giampani. Os valores anunciados já começaram a ser aplicados no local e serão concluídos em 2013.

Na Estação Experimental de Aracati da Syngenta são desenvolvidas pesquisas voltadas principalmente para as culturas de soja, milho, cana e frutas, como melancia e melão. Os investimentos serão, em sua maior parte, voltados para a infraestrutura da estação, como a compra e construção de equipamentos, estufas, galpões e câmaras de resfriamento, além da ampliação da área administrativa.“Esse investimento reforça nosso compromisso com o estado do Ceará, a cidade de Aracati e a comunidade local de Cajazeiras. Temos plena confiança no potencial da estação e é com grande orgulho que recebemos esse reconhecimento das autoridades locais, que sempre apoiaram nossa presença no município”, afirma Laércio Giampani.

A estação é considerada uma das mais importantes da América Latina para a empresa, e a escolha da área foi feita pelas excelentes condições climáticas e geográficas da região. Em Aracati, os dias de sol são mais longos, característica que possibilita até três gerações e meia por ano (em geral, são duas em outros locais), o que traz uma enorme contribuição para os programas de melhoramento genético das plantas da empresa. “As características únicas da cidade colocam nossa estação em grande evidência na corporação e os trabalhos realizados no local contribuem para as pesquisas desenvolvidas no mundo todo”, conta Gloverson Moro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Syngenta para a América Latina.

Ainda hoje, a Syngenta participou da reinauguração da estação de fruticultura municipal. A reforma do local foi patrocinada pela empresa, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Aracati, e irá beneficiar os pequenos agricultores da região. “Além da geração de empregos e da movimentação econômica na região gerada pela estação, a comunidade também é beneficiada pelo trabalho de orientação técnica que provemos, ensinando aos agricultores a melhor forma de manejo das culturas”, diz Jefferson Nunes, gerente da Syngenta em Aracati.

A Estação Experimental da Syngenta, inaugurada há sete anos, é composta por 50 hectares, dos quais 10 são de reserva legal. Ao todo, 60 funcionários trabalham no local, entre o corpo técnico de laboratório e pessoal de campo. Cerca de 90% dos profissionais de campo da estação são provenientes da comunidade de Cajazeiras – zona rural de Acarati, vizinha à unidade, que também prestigiou os eventos de hoje.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro