Segredo das altas produtividades está na semeadura, afirma pesquisador
Atenção redobrada no início do plantio pode definir o sucesso de uma lavoura
Uma das culturas de maior importância para a economia do País, a cana-de-açúcar chega a perder até 70% de produtividade por estresse abiótico, ou seja, por não conseguir controlar excesso ou falta de chuva ou luminosidade, vento e outros fatores externos. E vários estudos mostram que a mitigação desse estresse está relacionada ao sistema radicular. "Se as raízes forem superficiais, serão as primeiras a perder água, o que impacta no resultado da tonelada de açúcar por hectare (TAH)", explica o engenheiro agrônomo Bruno Domingues.
Com foco principalmente no crescimento do sistema radicular da cana-de-açúcar, a Compass Minerals Plant Nutrition, unidade de Negócios da Compass Minerals, lança Sync CanaMD, um produto que, por sua composição, ajuda as plantas a superarem os estresses mais críticos pelos quais passam durante o desenvolvimento do canavial. "Não adianta estimular um sistema vegetativo muito alto, ter uma planta viçosa e o sistema radicular perder muita água. Dessa forma, o canavial sentirá a deficiência e perderá produtividade. Nutrientes, aminoácidos e ativadores hormonais contidos em Sync CanaMD fazem com que os hormônios da planta, principalmente a auxina e citocinina, trabalhem de forma organizada", explica Domingues, gerente de Novos Negócios da empresa, que recomenda a aplicação do produto no sulco de plantio e no corte da soqueira, anualmente.
Com um sistema radicular mais desenvolvido, que reduz os estresses durante os períodos de estiagem, por exemplo, a planta explora melhor o seu potencial genético, resultando em mais toneladas de cana por hectare (TCH). "Em testes de campo com produtores e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), chegamos a até 15% a mais de TCH", comemora Domingues. Outro ponto de extrema importância para o manejo do canavial pelo produtor está, segundo o engenheiro agrônomo, na mistura da calda. "Além desse benefício, Sync CanaMD possui, em sua formulação, micronutrientes blindados (mantém pH na faixa ideal de aplicação), como se fosse uma capa protetora, que promovem misturas seguras, mantendo a eficiência de defensivos adicionados à calda", afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura