Sul Global foi mais atingido por eventos extremos em 30 anos

ONG alemã Germanwatch divulgou hoje o seu Índice de Risco Climático 2025

12.02.2025 | 14:47 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Pamela Tulio

O novo Índice de Risco Climático 2025 da Germanwatch, divulgado hoje pela ONG alemã, revela que os países do Sul Global foram os mais atingidos por desastres naturais nas últimas três décadas. O levantamento estima que, entre 1993 e 2022, eventos como inundações, tempestades e ondas de calor causaram quase 800 mil mortes e US$ 4,2 trilhões em perdas econômicas.

O relatório destaca que países como Dominica, Honduras e Mianmar estão entre os mais afetados, enquanto nações da União Europeia, como Itália e Espanha, também enfrentam impactos crescentes. Além disso, o estudo aponta que os incêndios na Amazônia e as inundações no Brasil reforçam a urgência de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Especialistas alertam que os impactos serão ainda mais severos se não houver ações globais mais ambiciosas para adaptação e redução das emissões de gases do efeito estufa. A COP30, que será realizada no Brasil, pode ser decisiva para reforçar o financiamento climático e a proteção dos mais vulneráveis.

O relatório completo pode ser acessado em sua versão em inglês no link abaixo: 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025