Reunião de Pesquisa de Soja reúne 500 representantes da cadeia produtiva da soja
Reunião foi oficialmente aberta nesta quarta (23/8), no buffet Planalto, em Londrina
Startups que atuam no setor agropecuário brasileiro terão até o dia 6 de setembro deste ano para se cadastrarem no maior mapeamento de empresas de base tecnológica do setor, o Radar Agtech Brasil. A participação é voluntária e gratuita e pode ser feita diretamente no site do Radar. Detalhe importante: agtechs que participaram de edições anteriores também devem se cadastrar.
O Radar Agtech Brasil é um mapeamento realizado anualmente pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Inovação e Conhecimento, com o objetivo de dar visibilidade às agtechs junto aos ecossistemas de inovação nacionais e internacionais. “É a principal fonte de informações para quem quer conhecer um panorama das empresas de base tecnológica do setor. Traz dados importantes sobre perfil, segmento, área de atuação e localização das agtechs, além de suas necessidades e oportunidades do setor”, explica Ana Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa.
“O Radar tem sido a principal fonte de informações para quem deseja obter um panorama das empresas de base tecnológica do setor e dos investidores que têm realizado aportes em agtechs no Brasil”, afirma Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures. O lançamento da edição 2023 do mapeamento está previsto para novembro.
“A pesquisa possui duas abordagens complementares: o mapeamento para compreender a distribuição geográfica e por categorias das agtechs e o levantamento para aprofundar o perfil e necessidades das agtechs. Neste ano, incorporamos o tema de talentos no levantamento, para conhecer melhor o perfil das pessoas que trabalham nas startups do agro, diversidade e outros assuntos”, complementou Luiz Ojima Sakuda, sócio da Homo Ludens. Para Sakuda, é importante que as agtechs respondam ao levantamento, para que gestores públicos, empresas e institutos de pesquisa possam fazer ações mais efetivas para suas necessidades, como políticas de financiamento e de programas de inovação aberta.
Na sua última edição, o Radar Agtech mostrou a validação de 1.703 startups brasileiras ativas no setor agropecuário: 44,4% atuantes em negócios pós-fazenda e que eram maioria; 41,2% trabalhavam dentro da propriedade rural; e 14,2% atuavam em atividades antes da fazenda. Também identificou que 2022 foi o ano mais próspero da série histórica em volume de investimentos e que as principais tendências globais para os próximos anos eram os mercados de Insumos Biológicos, Agfintechs, Marketplace para o agronegócio e as Climatechs. Com o Radar Agtech 2022 foi possível ainda identificar que, do total de agtechs, 28,7% possuíam ao menos uma mulher em sua estrutura societária, ou seja, em 520 startups há mulheres como sócias.
Para o cadastramento, serão coletadas informações básicas sobre a startup, como localização, site, data de fundação e contato, bem como dados que categorizam a agtech no processo de produção, sendo oferecidas alternativas para as etapas antes, dentro e depois da fazenda.
Também deverá ser indicada a área de atuação da empresa: pecuária, aquicultura, suinocultura, avicultura, grãos, horticultura, frutas, entre outros. O formulário coleta, ainda, sugestões e desafios das agtechs – informações importantes para subsidiar depois políticas públicas e fomentar parcerias e negócios com o setor privado, por meio da inovação aberta.
Para visualizar e baixar os relatórios com os mapeamentos realizados nos anos anteriores clique aqui.
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