Soluções inovadoras e arrojadas são ferramentas para sair da crise

15.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

As balanças comerciais do mundo todo estão em crise. Diante disto é que a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Aprosoja, participará do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2008, com a palestra intitulada "Crise ou oportunidade? Como podemos mudar o curso da nossa história."

Na ocasião, Glauber Silveira, presidente da entidade, mostrará aos produtores rurais alternativas para a classe sobreviver a mais uma crise. "Com soluções inovadoras e arrojadas poderemos sair mais fortes da atual crise", revela o presidente.

Participantes do evento receberão informações do atual cenário sobre crédito agrícola, endividamento e preço relacionados à sojicultura. Para Silveira, os produtores têm de priorizar o plantio da safra 2008/2009 e analisar estrategicamente como cuidar bem da lavoura.

"Produtor e equipe tem que fazer gestão de custos e riscos mais avançada, através de ferramentas financeiras de análise e gestão de fluxo de caixa e riscos como de preço e câmbio", recomenda Silveira.

O preço na produção é apontado por Silveira como forma de garantir o custo de produção. Para tanto, de acordo com o presidente, é fundamental a organização dos produtores de Mato Grosso para aumentar o poder de negociação junto aos compradores.

Na palestra, Silveira mostrará também as ações que a entidade vem desenvolvendo para ajudar produtor garantir produtividade e renda. Uma das ações, segundo o presidente, é a criação da Cooprosoja, uma cooperativa que atuará nos projetos de pesquisa de fósforo, e na concorrência de sub-trechos na concessão da ferrovia Leste/Oeste.

"A Aprosoja trabalha com gestão participativa, tanto que o Planejamento Estratégico da entidade para o biênio 2009/2010 está sendo feito com base em pesquisa realizada junto aos produtores sobre os principais temas a serem abordados. São eles: químicos/fertilizantes, política agrícola e logística/escoamento", explica Glauber.

Além de ações próprias, a Aprosoja cobra do governo federal medidas capazes de dar condições aos produtores de terem rentabilidade como, por exemplo, os seguros de produção e de renda.

Mais informações e a agenda de eventos no www.fundacaomt.com.br

Julianne Caju

www.fundacaomt.com.br / (66) 3439-4100

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro