Sol by RZK conecta mais de 1 milhão de hectares na cultura canavieira

Serviços de alta tecnologia em conectividade rural e inteligência de dados estão contribuindo para impulsionar o setor sucroenergético brasileiro

12.08.2024 | 15:02 (UTC -3)
Valeria Antunes

A Sol by RZK, empresa de tecnologias agrícolas do Grupo RZK, está superando a marca de mais de 1,2 milhão de hectares conectados em usinas canavieiras em todo o Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, um dos maiores centros produtores de cana-de-açúcar no mundo. Ao todo, já são cerca de 60 torres de conexão 3G/4G que estão garantindo a mais eficiente inteligência de dados para grandes clientes como, dentre outros, as usinas Tereos, Guaíra, Caetés e Alta Mogiana, além de oferecer conectividade rural e ampla cobertura de rede para todas as comunidades nos entornos das suas instalações.

Segundo Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, os investimentos em tecnologias e inovação da empresa estão dando contribuição importante para o desenvolvimento de um dos principais segmentos do agronegócio brasileiro. “Estamos falando de um setor decisivo na pauta econômica do País, que na última safra 2023/24 chegou a 713,2 milhões de toneladas, a maior da série histórica, resultando em mais de dois milhões de postos de empregos, com impactos nos mercados internos e externos”, analisa o executivo. “Sem contar que é uma indústria que atua diretamente nos temas de responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e matrizes energéticas renováveis, o que dá uma dimensão ainda mais significativa aos benefícios das tecnologias que estamos disponibilizando neste mercado”, completa.

A partir dos serviços de conectividade e apoio à digitalização do agro da Sol, as usinas agora têm à disposição monitoramento das operações agrícolas em tempo real, acesso rápido aos relatórios disponibilizados pela tecnologia das máquinas tornam o gerenciamento das usinas mais assertivo em sua produção. Atualmente, o processo de trabalho nas usinas envolve inúmeras tarefas que demandam acesso à tecnologia.

Entre os problemas antigos que hoje são sanados, está o acesso à comunicação, onde processos logísticos eram prejudicados pela falta de sinal de celular ou internet. O processo e plantio de colheita da cana muitas vezes ficava comprometido, prejudicando em prazos de entrega e até escalas de trabalho. Neste meio, também estavam os problemas com relação aos chamados de emergência, principalmente contra o princípio de focos de incêndio nas plantações que demoravam a ser comunicados.

“A Sol tem a ambição de promover o maior programa de inclusão digital da agricultura brasileira, contribuindo assim para a transformação da realidade do País, a partir do desenvolvimento socioeconômico e ambiental que a sociedade tanto almeja. E não resta dúvidas de que a parceria com a indústria canavieira será parte decisiva deste processo”, finaliza Oliveira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro