Agrishow marca o lançamento oficial da Momentum, plantadora dobrável da Valtra
Máquina é primeiro projeto global da AGCO 100% desenvolvido no Brasil
Produtores rurais de Ibiá, região do Triângulo Mineiro, aderiram ao Soja Plus MG, programa realizado pelo Sistema FAEMG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cargill e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). O projeto tem o objetivo de melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja por meio de planos de ações elaborados por equipes técnicas especializadas. A partir de agora, 10 fazendas do município passam a ser atendidas pelo programa.
As ações do Soja Plus MG em 2019 começaram na semana passada. Os participantes do programa foram informados sobre como funciona a assistência técnica e quais os resultados positivos a serem obtidos. Os produtores também participaram do curso Qualidade de Vida na Fazenda - NR 31, norma regulatória que estabelece as regras de saúde, segurança e construções rurais.
Até esta sexta-feira (26), os produtores receberão a equipe técnica do Soja Plus em suas propriedades, que serão sinalizadas com 60 placas informativas para os funcionários ficarem alertas aos bons procedimentos de saúde e segurança ocupacional. Os gerentes e produtores também receberão um relatório com os pontos positivos e sugestões de melhorias nos indicadores sociais, ambientais e econômicos das fazendas.
Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE, com o treinamento, os ibiaenses ganham ferramenta importante. “A gestão da propriedade faz a diferença. No programa, eles recebem informações sobre legislações sociais, trabalhistas e ambientas. Queremos levá-los para o melhor caminho da produção”, explica.
O superintendente do INAES/FAEMG, Pierre Vilela, diz que a importância do Soja Plus para Minas “é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática. Queremos transmitir a nossos sojicultores a visão da importância da sustentabilidade e como implementá-la. O Soja Plus tem metodologia testada e eficiente no que se propõe”.
“O Soja Plus é gratuito para o produtor, trata-se de uma grande oportunidade para ele agregar mais valor a sua propriedade e aos seus produtos”, afirma Harrison Coelho, analista técnico do SENAR MG.
O programa Soja Plus é desenvolvido em Minas Gerais há quatro anos. Desde 2015 foram atendidas 109 fazendas em 15 municípios no estado. Até o fim de 2019, o programa tem a expectativa de atender mais 48 novas propriedades rurais em Araxá, Paracatu, Uberlândia e Coromandel.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura