Sistema silvipastoril é destaque na Exporural

03.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma das novidades no espaço da Exporural, na 19ª Fenasoja, é a exposição de um sistema silvipastoril. A cultura baseia-se no aproveitamento de área e qualidade na produção, que prevê a criação de gado e madeira em uma mesma área. O sistema possibilita melhor produtividade em ambas culturas, e torna-se mais uma alternativa para produtores driblarem as quebras de safra de grão na região.

O sistema silvipastoril possibilita maior ganho de peso e bem estar animal, através da sombra, qualidade da pastagem e produção de madeira de qualidade. O veterinário Milton Racho, responsável pela mostra, revela que o sistema é novidade na região: “através de experiências na Argentina, através do Inta, e no sul do Estado, estamos adaptando a cultura na região”.

Geralmente, na produção de madeira, cada hectare recebe de 2,5 a 3 mil árvores. No sistema silvipastoril são até 600 árvores por hectare. O objetivo é maximizar a produção, tanto de carne quanto de leite. Neste caso, as árvores melhor distribuídas na área, não prejudicam a forragem, já que permite a entrada da luz. Isto acaba beneficiando também a produção de madeira, com um crescimento mais rápido da planta. Para o animal, comida de qualidade e sombra.

O veterinário revela que os benefícios são maiores para o gado leiteiro, sensível ao sol. O animal fica estressado, reduzindo a produtividade: “a vaca no pasto procura sombra”. Sobre a produção de madeira, o manejo florestal é decisivo para uma madeira de qualidade. Milton explica que um sistema de podas é decisivo para a qualidade do produto. Como benefício ao produtor, além de ser mais uma fonte de renda, a madeira pode ser usada na própria propriedade, para lenha, reforma de galpões e palanques.

A mostra do sistema silvipastoril está exposta na Exporural – espaço de mostras técnicas no Parque de Exposições de Santa Rosa, onde ocorre a Fenasoja. São 22 expositores, entre empresas e institutos de pesquisa e instituições de ensino, que expõe inovações tecnológicas para o campo. Na manhã de sexta-feira a 19ª Fenasoja promoverá um seminário com o tema ‘Estabelecimento e desenvolvimento de sistemas silvo pastoris’. O evento terá a participação de representantes do Inta, da Argentina.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro