Sipcam Nichino lança oficialmente inseticida Fiera

Conforme a companhia, nova solução começou a ser estudada em 2015, foi alvo de quase 80 trabalhos e recebeu suporte de 24 instituições de pesquisas

04.03.2024 | 16:39 (UTC -3)
Fernanda Campos, edição Revista Cultivar
Sérgio Camargo, Carulina Oliveira, Marcelo Palazim, Fabiana Cunha, Eric Ono, Regiane Oliveira (pesquisadora), José de Freitas
Sérgio Camargo, Carulina Oliveira, Marcelo Palazim, Fabiana Cunha, Eric Ono, Regiane Oliveira (pesquisadora), José de Freitas

Evento online oficializou o início da comercialização do inseticida de marca Fiera no Brasil. Desenvolvido pela Sipcam Nichino, a nova solução tem por proposta um novo olhar para o controle da cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis), principal praga do cereal e mais desafiadora à produção safra após safra. Participaram da transmissão em torno de 1,3 mil convidados do setor de agroquímicos, além da liderança da companhia no país e sete especialistas palestrantes.

De acordo com a Sipcam Nichino, Fiera começou a ser estudado em 2015, após os primeiros registros da praga na fronteira agrícola do milho. Desde então, foram realizados quase 80 trabalhos em nível de campo, com a participação de 24 consultorias e institutos de pesquisas, até a concessão do registro ao inseticida em milho, no início deste ano.

Em uma das palestras do encontro técnico, a pesquisadora Regiane Oliveira, pós-doutora em entomologia da Unesp de Botucatu, destacou o que a Sipcam Nichino difunde como sendo uma característica exclusiva de Fiera: o controle eficaz da fase ‘ninfa’ da cigarrinha. Segundo Regiane, o novo produto age ainda sobre ovos, na fecundidade e na fertilidade de fêmeas da praga.

Conforme especialistas envolvidos no desenvolvimento da solução, o manejo da ninfa, até pouco tempo atrás, não era prioridade nos tratamentos frente à cigarrinha-do-milho, que visavam à fase adulta do inseto, sem focar, portanto, na quebra do ciclo da praga.

“O que trazemos ao mercado hoje é um novo olhar técnico, pensamos no controle de todas as fases jovens da praga, na importância das ninfas no processo de disseminação da doença”, resumiu Sergio Camargo, engenheiro agrônomo e consultor da Sipcam Nichino.

Além de Camargo e Regiane, falaram também o gerente de pesquisas da companhia, Eric Ono, o consultor Paulo Garollo, membro da Crop Life Brasil e os agrônomos José de Freitas e Carulina Oliveira, das áreas de desenvolvimento de mercado e marketing da Sipcam Nichino, respectivamente.

Índices elevados de controle

Segundo informou a Sipcam Nichino na ocasião, o novo Fiera é descrito como fisiológico, seletivo e regulador de insetos. A empresa acrescentou que ensaios realizados trouxeram indicadores robustos de controle de ninfas da Daubulus maidis, na faixa de 95% a 100%. O novo inseticida acarretou também em reduções de 66% na ‘postura’ de ovos da praga, de 92% na eclosão destes e de 79% na viabilidade reprodutiva. Para a Sipcam Nichino, “a solução reduz populações de novas gerações pela quebra do ciclo da praga”.

Ainda de acordo com a companhia, o novo inseticida apresenta ação de contato, vapor e “afeta velozmente todos os estágios do ciclo de vida de Daubulus maidis”. Fiera, segundo informou a Sipcam Nichino, tem por ingrediente ativo Buprofezina (Buprofezin, C16H23N3OS, CAS 69327-76-0, IRAC 16).

Clique aqui para mais informações e bula do inseticida Fiera

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro