Clima afeta severamente a colheita de soja no Rio Grande do Sul
As consequências incluem a abertura de vagens, a germinação dos grãos e a proliferação de fungos, comprometendo a qualidade da produção
Integrante da Tropa de Elite da Produtividade, que será a atração principal do estande da Copasul no Showtec 2024, o consultor Túlio Gonçalo, engenheiro agrônomo mestre em produção vegetal, diretor, pesquisador e consultor agronômico na consultoria Grower, além de ser produtor rural na T&T Agro, também fará uma palestra individual no evento.
O especialista fará uma apresentação sobre manejo de plantas de cobertura na tarde do dia 22/05, a partir das 14h. “Escolha da planta, da quantidade de semente, como aplicar e momento da formação”, disse Gonçalo, resumindo os tópicos de sua palestra.
O consultor falou sobre os benefícios que as plantas de cobertura podem trazer para as áreas de atuação dos cooperados da Copasul. “No sul de MS, precisamos trabalhar cada vez mais a resiliência do sistema. A região é muito afetada por estresses climáticos e precisamos nos preparar sempre. E as plantas de cobertura podem ser o diferencial”, apontou.
Além de sua apresentação solo, Túlio também falou à Copasul sobre sua participação na mesa redonda sobre “Estabilidade e Produtividade para as lavouras de soja e milho”, que fará junto aos especialistas Henry Sako, João Dantas e mediação de Leandro Barcelos. “No painel, pretendo contribuir com a visão geral de manejo”, antecipou.
Confira a seguir a programação completa do estande da Copasul em Maracaju:
21/05, terça-feira
- Ao longo do primeiro dia, haverá uma recepção no estande da Copasul para cerca de 180 alunos do curso de técnico agrícola de instituições de ensino dos municípios de Miranda e Maracaju para apresentar a atuação da Copasul e as oportunidades no cooperativismo sul-mato-grossense;
22/05, quarta-feira
- 9h às 10h30: Mesa redonda sobre “Estabilidade e Produtividade para as lavouras de soja e milho”, com os especialistas Henry Sako, João Dantas, Túlio Gonçalo e mediação de Leandro Barcelos;
- 14h às 14h30: Palestra “Manejo de plantas de cobertura”, com Túlio Gonçalo;
- 14h40 às 15h10: Palestra “Manejo químico do solo para altas produtividades”, com João Dantas;
23/05, quinta-feira
- 9h às 9h40: Palestra “Nitrogênio no sistema: manejo para quem quer produzir 100 sc/ha de soja”, com Leandro Barcelos;
- 9h50 às 10h20: Palestra “Superando os limites de produtividade com a estabilidade de cada fazenda: Construindo Solos”, com Henry Sako.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura